Por:

DF: governo oficializa a Calculadora Verde

O governo do Distrito Federal (GDF) oficializou a criação da Calculadora Verde, instrumento que permitirá calcular, antes da execução, as emissões de gases de efeito estufa associadas a políticas, programas e projetos públicos.

A medida foi publicada no Diário Oficial do DF de segunda-feira (7), por meio do Decreto nº 47.413, e busca reforçar o cumprimento das metas do Plano Carbono Neutro.

Desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPE-DF), com apoio das secretarias de Economia e do Meio Ambiente, a ferramenta fornecerá dados para melhorar decisões técnicas e garantir mais eficiência no uso de recursos.

O sistema será capaz de apontar não apenas as emissões provocadas por uma ação, mas também aquelas evitadas e as remoções de gases que possam ser promovidas, além de ser usado para embasar licenciamento ambiental e urbanístico, norteando medidas compensatórias nos casos em que houver aumento de poluentes.

A metodologia utilizada será atualizada de forma periódica. Técnicos do governo serão capacitados pelo IPE-DF para garantir o uso adequado.

Com a ferramenta, segundo publicado pela Agência Brasília, o DF busca alinhar suas ações aos compromissos nacionais e internacionais relacionados ao clima, como os definidos no Acordo de Paris e nas atualizações mais recentes da Contribuição Nacionalmente Determinada do Brasil (NDC).

A Calculadora Verde será aplicada em áreas estratégicas como transporte, energia, gestão de resíduos e uso do solo.

A ação integra um programa que pretende reduzir emissões, conservar o Cerrado e abrir caminhos para o mercado de créditos de carbono. A estimativa é de que, agora, o governo consiga mensurar com mais precisão o impacto ambiental.