Por:

Zoo de Brasília reabrirá na segunda que vem

O Jardim Zoológico de Brasília reabrirá ao público na próxima segunda-feira (7), após mais de um mês fechado por precaução sanitária.

A liberação ocorreu após avaliação da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal, com base em critérios técnicos definidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). A decisão considerou a estabilidade epidemiológica e a ausência de novos casos de Influenza Aviária no DF.

Durante o fechamento, foram adotadas ações de vigilância em propriedades, comércios e criadouros de aves no entorno do zoológico. Técnicos também atuaram em regiões com aves migratórias, onde há maior risco de introdução do vírus.

As análises dos casos registrados indicaram semelhança com linhagens presentes na América do Norte, apontando possível origem migratória.

Agora, o Zoo adotará medidas de biosseguridade, incluindo melhorias nos recintos e controle de aves domésticas.