O projeto “Vale-luz”, da Neoenergia, oferece aos consumidores a possibilidade de trocar embalagens recicláveis pelos chamados “tricoins”, pontuação que gera créditos convertidos em abatimentos na fatura de energia elétrica. A troca pode ser feita em diversas unidades de supermercado e shoppings da capital.
À reportagem, a empresa esclarece que foram instaladas máquinas que coletam o material, e a cada 150 tricoins, limitados a 25 descartes por dia, o consumidor obtém o crédito de R$ 1 para ser descontado na conta de luz. Mas até sexta-feira (6), na Semana do Meio Ambiente, os participantes terão os pontos triplicados. Ou seja, se um usuário acumularia 150 “pontos” em crédito em um dia habitual, nesta semana ele pode acumular 450, o que geraria R$ 3 de desconto no dia.
A cada lata depositada, o usuário, que obteria 15 tricoins, agora pode resgatar 45. Já cada lata de aço, com o processo triplicado, vale 30, assim como a garrafa pet. Por fim, a máquina também aceita embalagem longa vida, como de leites e sucos, que estão valendo 15. A partir de sábado (7), a tabela retorna para os valores antigos.
Instrução
Em nota, a empresa alerta sobre o estado de conservação das embalagens recicláveis para que sejam aceitas pelas máquinas de coleta.
“Todo material descartado deve estar higienizado e constar o código de barras legível. É por meio da leitura do código de barras que a máquina contabiliza os pontos. Cada usuário deverá estar cadastrado no Programa de Fidelidade Triciclo e poderá descartar até 25 embalagens por dia para converter o desconto na conta de energia. Se houver um descarte superior a esse número, o material será recolhido e reciclado, mas não contabilizará a pontuação”, informa a empresa de energia.
Coleta
Para realizar o descarte, os consumidores podem se dirigir aos pontos de coleta localizados nas unidades do Carrefour nas regiões da Asa Norte, Asa Sul, Lago Sul, Águas Claras, Guará e no Boulevard Shopping, além do supermercado Assaí, no Guará. A iniciativa também está presente em centros comerciais como o Conjunto Nacional, Venâncio Shopping e JK Shopping. A máquina também está instalada no museu Sesi Lab, nas proximidades da rodoviária do Plano Piloto.
O sistema adotado é semelhante ao modelo europeu de logística reversa, presente em Países como a Alemanha e a Noruega. Nessas regiões, é comum encontrar máquinas instaladas em supermercados que incentivam a devolução de embalagens recicláveis em troca de benefícios econômicos.