Por: Thamiris de Azevedo

Alunos do DF irão expor em Minas Gerais

Colagens ficaram tão boas que vão à exposição | Foto: Paulo Roberto

Cerca de 30 obras produzidas por alunos do Centro de Ensino 02 do Paranoá ultrapassarão as divisas do Distrito Federal para integrar a exposição "Memória Candanga". A mostra será realizada no Centro Cultural Hermes da Paula, um museu histórico localizado em Montes Claros (MG), entre os dias 3 e 15 de junho.

Ao Correio da Manhã, o professor de português da escola e coordenador do projeto, Paulo Roberto, conta que todas as obras foram feitas a partir de colagens, em que os alunos buscaram fazer uma releitura do quadro Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, com elementos de Brasília.

“Os alunos transformaram uma obra clássica em uma obra moderna”, comemora o professor.

Paulo Roberto também integra o Coletivo Poesia e Arte Urbana, principal responsável pela produção e curadoria da exposição "Memória Candanga". Ele afirma que ao perceber a qualidade artística dos trabalhos de seus alunos, decidiu inclui-las no acervo que será exposto.

“Sentiram-se artistas”

O professor conta que quando anunciou que as colagens seriam expostas, os alunos ficaram entusiasmados.

“Eu acho que eles nunca imaginaram que um simples trabalho de escola iria parar em uma galeria de arte, ainda mais em outro estado. Eles ficaram eufóricos e sentiram-se como verdadeiros artistas”, ressalta. “Isso os incentivou a produzirem um trabalho mais técnico e a estudar um pouquinho mais sobre a história da arte”, observa.

Roberto explica que a ideia da exposição é mostrar a personalidade brasiliense para outros lugares do Brasil.

“Procuramos reunir vários elementos de Brasília. Queremos retratar que Brasília tem uma personalidade, e uma história própria. É como se fosse uma homenagem à nossa cidade”, destaca.