O maior Museu das ilusões da América Latina está instalado na capital federal, até o dia 23 de agosto no shopping Pátio Brasil. Em um espaço de mil metros quadrados, o local reúne um acervo único com mais de 80 obras interativas.
O museu é itinerante e percorre o Brasil desde 2020. Já esteve em mais de 20 cidades, incluindo Salvador, Curitiba, Rio de Janeiro, Fortaleza, São Luís do Maranhão, Manaus, Recife e São Paulo.
Entre as novidades da exposição, destaca-se uma escultura feita com materiais recicláveis que revela, com o auxílio de uma luz direcionada, a partir de uma observação atenta, a silhueta de uma bruxa. Outra atração inédita é a instalação de uma escultura em fibra de um tubarão branco, produzida com riqueza de detalhes para reproduzir fielmente a aparência do animal em tamanho real. Em outro momento, é possível andar pelas paredes e pelo teto de uma sala.
Ótica
A reportagem conversou com o criador e curador do museu, Júlio Abdala, que também é formando em física pela Universidade de Brasília, e o artista de grande parte das obras.
Ao ser questionado sobre o fenômeno da ilusão de ótica, ele explicou que, na verdade, enxergamos com o cérebro, e não apenas com os olhos, e isso faz com que nossas percepções sejam influenciadas por processos cognitivos. Segundo ele, em alguns casos, cada olho capta uma imagem ligeiramente diferente e envia informações distintas ao cérebro, que então tenta conciliá-las. No caso das ilusões de ótica, a mente humana tende a fazer suposições com base em experiências anteriores e informações pré-adquiridas ao processar as imagens, o que pode levar a interpretações visuais que não correspondem à realidade.
O Correio da Manhã também perguntou se a mostra é um museu artístico ou científico. Júlio respondeu que é um museu artístico e científico.
“É difícil você separar a ciência e da arte, uma vez que tudo é sobre a natureza, não é mesmo? Nosso museu é totalmente brasileiro, e te garanto que é o maior acervo do mundo. Eu conheço pelo menos uns 40 museus de ilusão de ótica no mundo afora, e o nosso acervo é exclusivo”, ressalta.
Prêmios
O Museu das Ilusões foi premiado, em 2023, com o “Prêmio Mauricio de Sousa”, considerado o “Oscar do Entretenimento do Brasil”. O projeto foi contemplado com Prata em Inovação, na premiação que ocorreu em Orlando, na Flórida, pela Associação Brasileira de Parques e Atrações.