Um levantamento do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) mostra que 69% da zona rural da capital é ocupada por 224 comunidades. Os dados fazem parte do Boletim Agroambiental, elaborado em parceria com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri).
A publicação, que será divulgada semestralmente, reúne informações sobre políticas públicas e iniciativas que incentivam práticas sustentáveis.
Entre os programas destacados está o Produtor de Águas, que promove a conservação de recursos hídricos nas bacias do Pipiripau e do Descoberto.
Segundo o IPEDF, a ação inclui pagamento por serviços ambientais para reduzir erosão e assoreamento, beneficiando diretamente agricultores locais.
Outro projeto mencionado no boletim é o Reflorestar, que distribui mudas nativas para recuperação de áreas degradadas.
Desde 2009, mais de 1 milhão de plantas foram entregues, com foco na proteção de nascentes e recomposição de reservas legais. O programa também contribui para o aumento da biodiversidade no cerrado.
Ainda de acordo com o que foi divulgado pelo IPEDF, o estudo também aborda a produção agropecuária local, incluindo dados sobre apicultura e meliponicultura, setores que têm crescido nos últimos anos.
Um painel interativo complementa o boletim, permitindo o acesso a informações detalhadas por região e facilitando o planejamento de ações.
A iniciativa tem como objetivo subsidiar decisões de gestores públicos, pesquisadores e trabalhadores rurais.
A ferramenta tem como principal objetivo facilitar a análise de dados sobre produção, políticas públicas e impactos ambientais no setor, promovendo um desenvolvimento rural mais equilibrado.