O sistema Participa DF, principal canal de comunicação entre cidadãos e o governo do Distrito Federal (GDF), registrou uma média de 36 solicitações por hora entre janeiro e abril deste ano. O número representa um aumento de 5,56% em relação à média diária de 2024. A plataforma, que recebe pedidos, reclamações, sugestões e elogios, já possui mais de 1 milhão de usuários cadastrados, equivalente a um terço da população local. Criado em dezembro de 2022 e coordenado pela Controladoria-Geral do DF, o Participa DF centraliza demandas feitas presencialmente, por telefone (162) ou online. Diariamente, são registradas cerca de 900 manifestações, provenientes de todas as regiões administrativas. Os temas mais frequentes incluem questões relacionadas a servidores públicos (49% dos elogios), problemas urbanos e propostas para melhorias locais, como vagas em centros de assistência social e iluminação pública. As solicitações são analisadas pelas ouvidorias dos órgãos do GDF, que respondem em média em 9,6 dias, abaixo do prazo máximo de 20 dias. Os dados ajudam a identificar falhas, aprimorar políticas e reconhecer serviços. O Painel de Ouvidoria do DF, que mostra as demandas em tempo real, é usado por gestores para orientar decisões. Na Secretaria de Saúde, por exemplo, as reclamações sobre agendamentos de consultas levaram à correção de falhas em um sistema de comunicação com pacientes. A pasta trabalha para melhorar a clareza e a acessibilidade das respostas. Servidores das ouvidorias passarão por treinamentos, incluindo o uso de inteligência artificial para aprimorar o atendimento. A ferramenta tem se consolidado como um meio para a população contribuir com a gestão pública, enquanto o governo ganha insumos para direcionar ações.