Por:

MT entrou no top 10 da educação brasileira

O estado de Mato Grosso saltou da 22ª para a 8ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos últimos seis anos, de acordo com a Secretaria de Comunicação estadual (Secom-MT).

O avanço reflete investimentos em infraestrutura, tecnologia e valorização de profissionais da rede pública, com destaque para melhorias em todas as etapas do ensino fundamental e médio.

Entre as principais medidas estão a entrega de 33 novas escolas e a reforma completa de 70 unidades. Outras 49 estão em construção, incluindo 30 Colégios Estaduais Integrados - modelo que une laboratórios de ciências, bibliotecas modernas e salas equipadas com chromebooks e smart TVs.

Cinco dessas unidades já foram inauguradas em 2024, como o complexo educacional do bairro Pedra 90 em Cuiabá, que atende 3,3 mil estudantes.

A transformação digital incluiu a distribuição de 142,7 mil chromebooks para alunos, 8,5 mil smart TVs e 27,2 mil notebooks para professores.

Mais de 100 escolas incorporaram robótica no currículo, iniciativa que levou estudantes de Nova Mutum a representar o Brasil em campeonato mundial nos EUA. O estado ampliou de 8 para 29 o número de escolas cívico-militares, com meta de chegar a 100 até 2025.

Essas unidades apresentam desempenho 30% superior à média estadual no Ideb.

Na valorização docente, além dos salários competitivos, foram criados programas de formação continuada com bolsas de estudo. Os investimentos em esporte escolar resultaram em 36 novas quadras poliesportivas e reforma de outras 19, com 70 em obras.

Paralelamente, segundo a Secom, o programa MT no Mundo já levou 300 alunos e professores para intercâmbio na Inglaterra desde sua criação.