Por: Thamiris de Azevedo

Ibaneis promete frota de táxis elétricos no DF

Ibaneis quer Brasília como maior frota de elétricos do país | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou uma nova linha de crédito, por meio do Banco de Brasília (BRB), destinada para taxistas adquirirem veículos elétricos. Segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB), a medida é um incentivo para a capital ter a maior frota de táxis com energia limpa do Brasil, com a pretensão de chegar no maior número da América Latina.

“Vamos trazer para perto de todos nós as concessionárias para que elas façam um trabalho junto a esses taxistas para que a gente tenha realmente uma frota sustentável”, afirma o governador.

Atualmente, o DF tem cerca de 3,4 mil permissionários. Segundo Ibaneis, a partir da assinatura do financiamento, os taxistas terão três meses de carência, redução de taxa de 1.75% ao ano, isenção de IPVA, ICMS, isenção nas taxas de emplacamento, financiamento de até 80% e pagamento alongado em oito anos, mesmo período de garantia das baterias dos carros elétricos.

Ao Correio da Manhã, Fred Jansen, representante das estações de carregamento da BYD Saga, comemora a ação e afirma que a negociação com o governo acontecia desde fevereiro em parceria com o Sindicato dos Taxistas. Segundo ele, a maior frota de carros elétricos é hoje da Uber, mas, com a nova modalidade, é possível efetivar uma nova cultura entre os serviços de transporte de passageiro.

“Esse assunto não é mais futuro, é presente, e todos precisamos caminhar juntos para alcançar a sustentabilidade com excelência”, afirma.

O especialista também explica que, além dos carros elétricos, para o futuro já sendo desenvolvidos, no Brasil, motores à base de células de hidrogênio com etanol. Atualmente existem três unidades no país.

Segundo o colunista William França, de Brasilianas, nos três primeiros meses de 2025, o DF ocupou o segundo lugar no ranking nacional de vendas de veículos elétricos. Se forem computados os dados apenas por cidades, Brasília sozinha respondeu por 17,6% das vendas no país, com o emplacamento de 4.723 veículos.

Ônibus

Durante o “Brasil Emirados Conference”, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em 14 de abril, o governador também anunciou a pretensão de transformar a frota de ônibus públicos em elétricos.

Inicialmente, circularão 90 ônibus elétricos no Plano Piloto. Ibaneis afirma que o objetivo é que em cinco anos não haja mais ônibus a diesel rodando no Distrito Federal.