Por: Thamiris de Azevedo

Frota de ônibus do DF deverá ser elétrica

Ibaneis afirmou compromisso em tornar Brasília "cidade verde" | Foto: Melrish Studio/Lide

Durante o “Brasil Emirados Conference”, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o governador Ibaneis Rocha discursou, nesta segunda-feira (14), sobre a potencialidade de Brasília como uma capital sustentável.

Na ocasião, elencou ações que já estão em andamento e pretensões que podem ocorrer até o final do seu mandato, no próximo ano. Ibaneis afirma que as políticas de sustentabilidade começaram com a isenção de IPVA, em 2020, para carros elétricos e híbridos. Só este ano foram vendidos mais de 18 mil destes veículos no DF.

Energia sustentável

Segundo o governador, até 2026 Brasília pode ter toda a iluminação pública alimentada por luzes de LED e mais de 6 milhões de novos plantios, para diminuir a emissão de carbono. Também destacou que o governo está investindo em energia fotovoltaica para alimentar todos os prédios públicos da capital. Ibaneis conseguiu 112 milhões de euros para este investimento. “Isso nos coloca na posição de vanguarda em relação aos demais entes da Federação”, destaca.

De acordo com Ibaneis, haverá um investimento de R$ 441 milhões para que todos os prédios da saúde, que segundo ele são os que mais consomem energia, possam trabalhar com fontes de energia totalmente sustentáveis. Mais R$ 120 milhões estão sendo aplicados para que todas as 900 unidades de educação tenham o mesmo sistema sustentável.

Ônibus

O governador também anunciou a intenção de fazer com que toda a frota de ônibus em circulação no DF seja eletrônica. Inicialmente, circularão 90 ônibus elétricos, no Plano Piloto. A pretensão é que em cinco anos não haja mais ônibus a diesel rodando no Distrito Federal.

O governador anunciou ainda um investimento de 300 milhões de euros para suprir toda a capacidade de energia da Companhia de Águas e Esgotos de Brasília (Caesb). Para isso, fez uma alteração legislativa para que todas as Unidades de Tratamento de Esgoto sejam abastecidas com energia solar. Segundo o governador, com esse investimento, a capital terá água potável para todo o DF pelos próximos 50 anos.

A partir do próximo semestre, Brasília terá o primeiro eletroposto de hidrogênio verde da capital, para abastecer veículos leves e pesados. “Isso transforma Brasília em uma referência no hidrogênio verde”, afirma. “Essa é a capital que queremos como exemplo para o mundo”, continua.