Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), criaram uma plataforma digital para auxiliar estudantes com dificuldades de comunicação e aprendizado.
O projeto Lietro, de acordo com a assessoria da FAPDF, oferece cinco ferramentas tecnológicas testadas em escolas públicas, como o Centro de Ensino Especial 1 de Brasília e a Escola Classe da 416 Sul.
Entre os recursos disponíveis está um caderno digital com função de leitura, um comunicador alternativo e jogos interativos para ampliação de vocabulário.
Ainda segundo a FAPDF, os aplicativos funcionam em tablets e foram desenvolvidos para facilitar o acesso de alunos com necessidades específicas. A iniciativa incluiu a capacitação de professores por meio de um curso gratuito de 180 horas, certificado pela UnB.
As vagas foram preenchidas rapidamente, com maioria de educadores da rede pública.
A formação foi ministrada por uma equipe multidisciplinar, composta por especialistas em pedagogia, psicologia e fonoaudiologia.
Os resultados já podem ser observados em sala de aula. Professores relatam avanços na comunicação de estudantes que antes tinham limitações.
O projeto recebeu financiamento da FAPDF por meio de um edital lançado ainda em 2022 e tem como meta se tornar uma política pública, com distribuição gratuita das ferramentas para mais escolas.
A expectativa é que a plataforma seja expandida para outras regiões, promovendo inclusão por meio da tecnologia.
A iniciativa, de acordo com a assessoria da FAPDF, tem como objetivo atender demandas reais da educação especial, integrando métodos inovadores ao cotidiano escolar.