Por:

Defessoria já atendeu 33 mil mulheres no DF

Foram contablizados mais de 33 mil atendimentos realizados em 20 edições do projeto Dia da Mulher, promovido pela Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF).

As informações foram divulgadas pelas assessoria de comunicação da DPDF na última segunda-feira, (10).

A iniciativa, que começou em maio de 2023, oferece serviços gratuitos voltados para o público feminino em situação de vulnerabilidade.

Apenas na última edição, ocorrida nesta segunda-feira (3), foram registrados 2,4 mil atendimentos, incluindo consultas médicas, exames preventivos e serviços de beleza.

Entre os serviços disponibilizados estão consultas médicas, exames de mamografia, preventivos, oftalmológicos e odontológicos, além de procedimentos como inserção de DIU e harmonização facial.

A ação também incluiu cortes de cabelo, atendimentos jurídicos, mediação familiar e exames de DNA.

Para facilitar a participação das mães, o evento contou com uma brinquedoteca e distribuição de lanches.

Parcerias com outros órgãos públicos e também privados permitiram a oferta de vagas de emprego, cursos profissionalizantes e orientações sobre políticas públicas.

O projeto foi reconhecido pelo Prêmio CNJ - Juíza Viviane Vieira do Amaral, que destaca iniciativas de combate à violência doméstica.

A DPDF reforça que a continuidade e ampliação do projeto buscam promover inclusão e justiça social, garantindo acesso a serviços essenciais para mulheres em vulnerabilidade.

Além disso, foram oferecidos serviços de transporte gratuito, regularização fundiária, atendimento a pessoas com deficiência e apoio a migrantes, ampliando o alcance e o impacto da iniciativa.