Por:

MS tem maior previsão de crescimento no país

Mato Grosso do Sul lidera as projeções de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) entre os estados brasileiros para 2025. O estado aparece em primeiro lugar tanto no ranking da consultoria Tendências quanto no levantamento do Banco do Brasil, divulgado no início de janeiro. O agronegócio é apontado como principal fator desse desempenho.

Segundo o estudo da Tendências, publicado na última segunda-feira (3) pelo jornal Estadão, Mato Grosso do Sul deve crescer 4,4% no próximo ano, índice superior ao de Mato Grosso, que aparece na segunda posição com 3,7%.

A análise destaca que a safra no Centro-Oeste pode chegar a 322 milhões de toneladas, impulsionando a economia após os impactos do El Niño.

A região deve ter um avanço médio de 2,8%, enquanto o Sul tem previsão de 1,8%, o Sudeste de 1,6%, o Nordeste de 2% e o Norte de 2,7%.

No levantamento do Banco do Brasil, a previsão também coloca Mato Grosso do Sul no topo, com um crescimento estimado de 4,2%, acima da média nacional de 2,2%. Mato Grosso (4,1%) e Rio Grande do Sul (4,0%) aparecem na sequência. A média regional é de 3,2% no Centro-Oeste, 3% no Sul, 2,7% no Norte, 1,9% no Nordeste e 1,7% no Sudeste.

No setor agropecuário, a projeção é de um crescimento de 11,7% em Mato Grosso do Sul, o maior do país. O Rio Grande do Sul aparece em segundo lugar, com 11,4%. A média nacional é de 6%.

Os estados com maior previsão de crescimento na produção de grãos são Mato Grosso do Sul (32,9%), Rondônia (22,4%) e Rio Grande do Sul (20,8%). Já Mato Grosso deve registrar queda de 6,4% na produção. O setor de papel e celulose se destaca. Até 2028, o Brasil deve receber R$ 105 bilhões em investimentos.