Por Mateus Lincoln
Clientes da Neoenergia em Brasília podem solicitar a fatura de energia elétrica em Braille. O serviço está disponível sem cobrança adicional para consumidores do Distrito Federal.
Para solicitar a mudança, o consumidor deve entrar em contato com a Neoenergia Brasília pelo telefone 116 ou comparecer presencialmente a uma das agências de atendimento.
Segundo informações divulgadas pela da Neoenergia, o novo serviço permite que pessoas com deficiência visual possam ler suas próprias faturas de forma autônoma.
A empresa destacou que a conta acessível será enviada ao cliente a partir do mês seguinte à leitura de consumo.
Em nota enviada à reportagem do Correio, a agência informou que "o serviço foi desenvolvido e colocado em prática pela Neoenergia Brasília. A fatura em braille está disponível para todos os clientes do DF desde de quinta-feira (30) e não terá nenhum custo extra".
A leitura do consumo continuará sendo feita na data já estabelecida, mas a conta não será impressa no ato.
O cliente receberá posteriormente duas vias: uma convencional, contendo o código de barras para pagamento, e outra em Braille.
A fatura acessível trará informações como nome do titular, identificador do cliente, data da leitura, consumo em quilowatt-hora (kWh), valor total, vencimento, leitura atual e anterior, além dos contatos da Neoenergia e dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A empresa reforça a importância da iniciativa para garantir mais acessibilidade e independência a pessoas com deficiência visual, permitindo que tenham mais autonomia sobre suas contas de energia.
Embaixadora
A atleta paralímpica brasiliense Rayane Soares é embaixadora da Neoenergia em projetos voltados à acessibilidade. Em 2024, a empresa ampliou iniciativas sociais, registrando aumento de 31% no quadro de funcionários com deficiência.
Além disso, alcançou 32,5% de mulheres em cargos de direção e 30% de pessoas negras em posições de liderança.
Outras medidas de inclusão incluem a implementação de treinamentos para colaboradores, visando um ambiente corporativo mais inclusivo.