Por:

Um DF de opções de lazer

PROJETO

Novembro Negro

A Casa dos Quatro realiza, até o dia 23 de novembro, o Novembro Negro, com programação dedicada ao protagonismo negro em teatro, cinema e literatura. A agenda traz artistas brasilienses e encerra com o solo Saudade, de Cabo Verde, em sua primeira apresentação no Brasil. O evento abre com o monólogo Pai Nosso; exibe o filme Nossa História com bate-papo; e estreia Respeite meus cabelos, que também ganha lançamento de livro. As atividades vão até 1º de dezembro, com parte da programação gratuita.

Cia Os Buriti

A Companhia Os Buriti retorna à CAIXA Cultural Brasília de 27 a 30 de novembro com programação para todas as idades. O solo À Beira do Sol tem sessões à noite e à tarde, enquanto o show Cantos de Encontro ocorre nas manhãs do fim de semana, acompanhado do lançamento de três videoclipes de animação premiados. Após as exibições, haverá bate-papos sobre música, infância e animação. Ingressos custam R$ 30 e R$ 15.

"Memória Matriz"

O monólogo Hilário chega ao Teatro SESC Paulo Autran, em Taguatinga, no dia 24/11, com duas sessões gratuitas mediante doação de 1 kg de alimento. Inspirado na história real de um catador de Águas Lindas (GO), o espetáculo aborda estigma, escuta e saúde mental, dando voz a quem costuma ser silenciado. Com atuação de Ricardo César, direção de Nei Cirqueira e dramaturgia de Bruno Estrela, a obra ecoa referências como Bispo do Rosário e Nise da Silveira.

EXPOSIÇÃO

"Todos falam de mim"

A CAIXA Cultural Brasília apresenta até o dia 1º/2/2026, a exposição Todos falam de mim, ninguém me representa, que reúne 12 litografias de Rugendas em diálogo com obras do artista indígena Ziel Karapotó. A mostra propõe uma releitura crítica das representações dos povos originários no século XIX. Com curadoria de Karapotó e Nara Galvão, a exposição inclui instalação, vídeos, pinturas e ações educativas.

Exposição 'Odé Kayodê'

Brasília recebe de 25 a 30 de novembro o Festival de Música Indígena Bôsénimi, no Infinu e na Casa Bahsakewií. A programação reúne apresentações de diversos povos, feira de artesanato, filmes, artes visuais e oficinas audiovisuais. O evento celebra línguas indígena.

FESTIVAL

Festival de jazz

A Chapada dos Veadeiros recebe o Jazz na Vila de 20 a 22 de novembro, levando música, cultura e gastronomia a mais de 30 endereços. O festival reúne artistas como Rafa Mendes, Maira Guedes, Elias Augusto e Flávio Silva Trio. Em São Jorge, o Rústico Premium Grill será palco oficial.

Festival Bôsénimi

Brasília recebe, de 25 a 30 de novembro, o Festival de Música Indígena Bôsénimi, no Espaço Cultural Infinu e na Casa Bahsakewií. A programação reúne artistas de diversos povos, com apresentações musicais, poéticas e tradicionais, além de feira de artesanato, filmes, artes visuais e oficina audiovisual para jovens indígenas. O encontro celebra culturas, línguas e resistências, fortalecendo a arte indígena contemporânea e sua presença viva na capital.

SHOW

Projeto Raízes Musicais

Em novembro, mês de celebração da consciência negra, o Projeto Raízes Musicais recebe GOG no Teatro dos Bancários, dia 21. O rapper apresenta clássicos como Brasil com P e É o Terror, ao lado de Victor Vitrola e DJ A, celebrando 36 anos de carreira. O show reforça a arte como resistência no DF e integra a programação que destaca nomes da cena autoral local. Ingressos no Sympla.

"Oriki" na Infinu

A multiartista baiana Ana Carinhanha apresenta a "Experiência Oriki" em Brasília no dia 23 de novembro, na Infinu (506 Sul). Com DJ RAVENN e banda completa, o show une jazz, MPB e referências nordestinas em uma celebração de ancestralidade. "Oriki", inspirado no termo iorubá que exalta pessoas e feitos, reflete a trajetória da artista, que mistura raízes do sertão e vivências urbanas. Os 70 primeiros terão entrada gratuita.

Fora do Eixo

O Complexo Fora do Eixo esquenta o feriado. O espaço reúne funk, samba, R&B, groove e rap, reforçando sua proposta de unir tribos e valorizar artistas da cena local e nacional. A programação traz Bell Lins na quarta, Wesley Gonzaga na quinta, novos talentos de Brasília na sexta e, no sábado, roda de samba com Jorginho Peixoto, além de Lado a Lado, Julia Moreno, Larbac, Pepe e Luk. Uma celebração da diversidade musical do DF.

"Brasil Moderno em Piano"

Brasília recebe o projeto "Brasil Moderno em Piano", que homenageia Guerra-Peixe e Radamés Gnattali com recitais gratuitos no dia 24 de novembro, às 14h e 20h, na Casa Thomas Jefferson. Diogo Monzo, Pablo V Marquine e a pianista Lígia Moreno interpretam obras marcantes dos compositores, que uniram música erudita e popular e marcaram o século 20. O projeto inclui mediação, acessibilidade e lançamentos digitais com arranjos inéditos.

TEATRO

"Caim e Abel - As Bestas"

Após estreia no Sesc Gama, o espetáculo "Caim e Abel - As Bestas" segue em cartaz nos dias 3 e 4 de dezembro no Espaço Cultural Renato Russo. A peça, escrita por Gil Roberto e dirigida por Rodrigo Fischer, revisita o mito bíblico para investigar a violência masculina, misturando poesia, humor, tensão e trilha ao vivo. Com estética onírica e uso de tecnologias, o Grupo Desvio aprofunda sua pesquisa cênica e promove debate após cada sessão.

Irmãos Timótheo

O espetáculo Os Irmãos Timótheo da Costa estreia no CCBB Brasília em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e segue até 7 de dezembro. Com direção de Luiz Antonio Pilar, dramaturgia de Claudia Valli e direção musical de Muato, a peça resgata a história dos pintores João e Arthur Timótheo da Costa, apagados pelo racismo no início do século XX. A trama acompanha a pesquisadora Irene, que reconstrói suas trajetórias em meio a lacunas históricas, revelando a realidade do pós-abolição, o preconceito da Belle Époque e o impacto do apagamento na saúde mental da população preta.