SHOW
Guns N' Roses em Brasília
O Guns N' Roses confirmou cinco shows no Brasil em 2025, passando pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A turnê mundial "Because What You Want and What You Get Are Two Completely Different Things" traz Axl Rose, Slash, Duff McKagan e Isaac Carpenter. A apresentação em Brasília será no dia 2 de novembro, na Arena BRB. A banda, dona de clássicos como Sweet Child O' Mine, segue como uma das mais icônicas do rock mundial.
Show "Lo-fi...Io"
O compositor brasiliense Cello Dante lança em outubro de 2025 o álbum "Lo-fi...Io", que mistura música brasileira, rock, folk, eletrônico e world music. O LP, realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF, terá shows gratuitos no Planetário de Brasília, em 1º de novembro, às 19h30 e 21h, com tradução em libras e audiodescrição. O disco traz 12 faixas inéditas compostas em sua maioria na pandemia, abordando temas como solidão, amor, liberdade e autoconhecimento.
A força do RAP
O Projeto Raízes Musicais celebra o mês da Consciência Negra com o rapper GOG, ícone do hip hop nacional, em show no Teatro dos Bancários, no dia 21 de novembro. Ao lado de Victor Vitrola e DJ A, o artista revisita sucessos como Brasil com P e É o Terror, marcando 36 anos de carreira. A apresentação integra a programação que valoriza a cultura de resistência e o protagonismo negro.
Katy da voz e as Abusadas
A Festa FAIRYWEEN está de volta em edição especial com o show inédito de Katy da Voz e As Abusadas, pela primeira vez em Brasília! Diretamente de São Paulo, o grupo chega com sua mistura de pop, funk e performance, celebrando a diversidade e a liberdade artística. Ingressos podem ser adquiridos no Shotgun. Entrada proibida para menores de 18 anos.
FESTIVAL
Festival Pretitude
O estacionamento do Teatro dos Bancários recebe, no dia 1º de novembro, a partir das 12h, o Festival Pretitude, em celebração ao mês da Consciência Negra. O evento gratuito destaca a cultura afro-brasileira com shows de Seu Preto, Dhi Ribeiro, Banda Patacori, Rondi Saraiva e DJs Amora, Kalm e Josiblack. Haverá ainda feira de arte e moda Kitanda Cultura de Terreiro, bar e food trucks. Livre para todos os públicos.
TEATRO
Espetáculo de sombras
A Cia Lumiato encerra a temporada do espetáculo "Memória Matriz" com apresentações gratuitas em Taguatinga (29 e 30/10, Teatro Yara Amaral) e Gama (31/10 e 01/11, Teatro Paulo Gracindo). A obra usa o teatro de sombras para abordar memórias e afetos que moldam a identidade feminina, refletindo sobre violência de gênero e heranças simbólicas. A programação inclui a oficina "Poéticas da Sombra", voltada a artistas e educadores.
"Melodias de um Sonho"
O Teatro Newton Rossi (Sesc Ceilândia) recebe no dia 2 de novembro, às 19h, o espetáculo "Melodias de um Sonho", do Projeto Musical Arte Jovem, sob direção do maestro Edmilson Júnior. A apresentação reúne mais de 130 crianças e jovens em um show emocionante que une música, dança e coral, em dois atos que celebram o poder transformador da arte. Ingressos a R$ 10.
Monólogo "Hilário"
O teatro do CEMTNORTE e o SESC Paulo Autran, em Taguatinga, recebem o espetáculo "Hilário", de 04 a 06 de novembro (CEMTNORTE) e 24/11 (SESC). A montagem narra a história de um catador rotulado como "louco", abordando saúde mental, estigma e pertencimento. O ator Ricardo César interpreta o personagem, com direção de Nei Cirqueira e dramaturgia de Bruno Estrela. Entrada gratuita mediante doação de 1 kg de alimento.
Clarice Lispector em cena
O Teatro Royal Tulip, em Brasília, recebe nos dias 7, 8 e 9 de novembro de 2025 o espetáculo "Simplesmente eu, Clarice Lispector", idealizado, adaptado e protagonizado por Beth Goulart. A montagem mescla depoimentos, correspondências e fragmentos das obras da escritora, explorando amor, silêncio, solidão e a complexidade do feminino. Com cenografia minimalista, iluminação poética e trilha sonora original de Alfredo Sertã, a peça revela Clarice e suas personagens em diálogo intenso. Ingressos à venda pelo Sympla, classificação 12 anos.
PROJETO
Contação de histórias
A 3ª edição da Oficina Sabiá leva 15 oficinas gratuitas a crianças de 4 a 6 anos da rede pública do DF. Inspiradas no livro Sabiá, de Adriana Nunes, as atividades unem música, leitura e colagem. A ação começa em 28 de outubro na Creche Jequitibá e segue em novembro por escolas do DF, com apoio do FAC/Secec-DF.
EXPOISÇÃO
Identidade afrobrasileira
A Casa Niemeyer abre neste sábado, 1º de novembro, às 16h, a exposição "Foto Preto Grafia", com obras de sete artistas que exploram a fotografia como expressão da arte de matriz africana. A mostra integra o Mês da Consciência Negra e a abertura da VII Mostra de Cinema Negro Adélia Sampaio. Com curadoria de Claudio Bull, reúne trabalhos que vão da mitologia grega reinterpretada por corpos negros a registros de rituais e paisagens do Benin e de Brasília.
Mostra Vladimir Carvalho
A Secretaria de Cultura e o Coletivo Maria Cobogó homenageiam Vladimir Carvalho com a exibição do curta "Vladimir Carvalho - Cinema e Memória", no Cine Brasília, um ano após sua morte. O filme, produzido pelo Sesc-DF e Marcia Zarur, traz sua última entrevista, gravada no Cinememória, espaço que reúne o vasto acervo do cineasta e símbolo de sua dedicação à história do cinema brasileiro.
Exposição 'Intangível'
A exposição "Intangível", aberta até 30 de novembro na Casa Aerada, no Varjão, propõe uma imersão sensorial sobre corpo e presença na era digital. Com entrada gratuita, reúne obras de Déborah Alessandra e Tarcísio Paniago que utilizam projeção, fumaça, tridimensionalidade e sobreposições em tecido, criando um diálogo entre arte, tecnologia e dança contemporânea.