Por:

Um DF de opções de lazer

TEATRO

Teatro LGBTQIAPN

A Cia. Estupenda Trupe realiza o 1º Festival de Teatro LGBTQIAPN Em Cena, até hoje (13), no Complexo Cultural de Samambaia (DF). Com espetáculos, oficinas, painéis e performances, o evento gratuito valoriza artistas LGBTQIAPN de todas as regiões do DF. A abertura terá debate mediado por Sérgio Maggio e mostra universitária. O festival é viabilizado com recursos do FAC/DF. Classificação: 14 anos. Informações: @estupendatrupe.

"A Raposa e a Galinha"

A fábula "O Galo e a Raposa" inspira o espetáculo infantil "A Raposa e a Galinha", parte da Mostra Teatral de Brasília. Em cartaz no Teatro Brasília Shopping (SCN, Q. 5, Bl. A - Térreo), às 11h, nos sábados 21 e 28 de junho. A peça conta a história de Filó, galinha que sonha em ser mãe, e da esperta raposa. Indicado para crianças a partir de 3 anos. Ingressos gratuitos no Sympla ou bilheteria. Lotação: 98 lugares.

"Hora da Saída"

O espetáculo "Hora da Saída" debate o bullying escolar de forma sensível e provocadora. Em cartaz nos dias 13, 14 (20h) e 15 (19h) de junho, no Teatro Brasília Shopping, mostra quatro adolescentes enfrentando a chegada de uma nova aluna e os preconceitos que surgem. Criado por Luciana Mauren, alia teatro e educação para refletir sobre essa violência silenciosa. Ingressos a partir de R$20,00, no Sympla. Classificação: 12 anos.

Circolando Artetude

Os Irmãos Saúde, palhaços brasilienses do Circo Teatro Artetude, celebram 25 anos com a turnê do espetáculo "O Circo dos Irmãos Saúde". A turnê termina hoje (13), às 19h30, na Feira do Park Way, após passar por outras regiões. Com oficinas gratuitas para educadores, o projeto é financiado pelo FAC/DF. A bordo do trio elétrico "Lindinha", o show mistura acrobacias, malabarismos, música e mágica, promovendo inclusão com intérprete de Libras, audiodescrição, legendas e programas em braile, garantindo acessibilidade para todos os públicos. Participam ainda artistas convidados que reforçam a diversidade e o humor, celebrando e o legado de 25 anos dos irmãos.

FESTIVAL

Divino Festival

O Divino Festival - Arte e Bem Viver acontece nos dias 28 e 29 de junho, no Jardim do Clube do Choro, com shows que celebram a ancestralidade, diversidade e espiritualidade em conexão com a natureza. No sábado, se apresentam Grupo Reiwa Daiko, Raiane Castro, Patacorí e Rita Benneditto com "Tecnomacumba". No domingo, sobem ao palco Renato Matos, Valéria Fonseca e os Brô MC's, pioneiros do rap indígena. O evento integra o projeto Brasília é Cultura, com apoio do MinC e da Secretaria de Cultura do DF.

Festival Elemento em Movimento

Com apoio do Ministério da Cultura e da Petrobras, o programa Jovem de Expressão abre inscrições para as Oficinas Movimente-se, voltadas à capacitação de jovens de 18 a 29 anos, preferencialmente das periferias do DF e entorno. Gratuitas e com 48h de carga horária, as oficinas abrangem Cobertura de Eventos, Roadie, Cenografia e Produção. Os participantes recebem certificação e podem atuar como estagiários nos eventos de setembro em Ceilândia. Informações: [email protected].

SHOW

Bonde do Tigrão

O Complexo Fora do Eixo, no SAAN, preparou quatro dias de festa de 12 a 15 de junho com funk, rap, eletrônico e pagode. Destaques incluem Bonde do Tigrão, Caio Hot, Pepe, Mistura 61, Tonzão, DJs e artistas da cena urbana. Ingressos no site Digital Ingressos. Classificação: 18 anos.

Recital internacional

O CTJ Hall da Casa Thomas Jefferson recebe hoje (13), às 20h, o recital gratuito "Melodias Francesas e Brasileiras: do Romântico ao Contemporâneo", com Olivia Boatman (flauta) e Rosângela Yazbec Sebba (piano). O concerto terá transmissão ao vivo no YouTube da Casa Thomas Jefferson. A turnê no Brasil é financiada pela Mississippi State University, dos Estados Unidos, e reforça o compromisso das artistas com o intercâmbio cultural.O recital é uma oportunidade para os amantes da música instrumental que desejam apreciar um repertório de interpretado por artistas de excelência.

EXPOSIÇÃO

Exposição de Paulo Cavalcante

Até o dia 20 de julho, o Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) acolhe a exposição Paulo Cavalcante - o artista brincante, que celebra a trajetória desse multiartista alagoano radicado em Brasília, que nos deixou em 2022. A mostra apresenta parte significativa da produção visual de Cavalcante, em diálogo com uma trajetória marcada pela música, teatro, literatura e, sobretudo, pela imersão na cultura popular do Nordeste brasileiro. Entrada gratuita.

universo de Bruno Gustavo

A Galeria Risofloras, em Ceilândia, abre nesta sexta (13), às 19h, a exposição "Se Isso For Um Sonho Não Me Acorde Nunca Mais", do fotógrafo Bruno Gustavo. Com curadoria de Tatiana Reis, a mostra reúne imagens de festas populares e corpos em movimento, celebrando alegria, memória e resistência. As fotos vibrantes criam uma cartografia afetiva marcada pela ancestralidade e pelo brincar. A visitação é gratuita, de terça a sábado, das 12h às 17h, até 5 de julho.

PROJETO

Arraiá do CCBB

O Arraiá do CCBB acontece nos dias 13 e 14/6 no Jardim do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, com entrada gratuita. A programação inclui shows de Só pra Xamegar, Jhony e Raony e Kalundum, além de quadrilha, DJs, comidas típicas e oficinas para crianças. O tema deste ano é o fuxico, celebrando o artesanato brasileiro. Os ingressos devem ser retirados no site ccbb.com.br/brasilia ou na Bilheteria, a partir das 12h do dia anterior. Classificação livre.

Capoeira e diversidade

Brasília recebe o projeto Saracura de Cultura Popular, de hoje, sexta-feira (13) até 15 de junho, no Centro Cultural Capoeira do Urubu e Beija-Flor (Lago Norte/Varjão). Com o tema "Longevidade", o evento gratuito reúne ações de capoeira, jongo, música com samba de roda, Ayurveda, permacultura, oficinas, apresentações inclusivas e promete muitas vivências culturais.