Por: Redação

Zezé di Camargo rompe com SBT por ida de Lula à emissora: 'Estão se prostituindo'

O cantor sertanejo Zezé di Camargo | Foto: Reprodução/Instagram

O cantor sertanejo Zezé Di Camargo e o SBT entraram em rota de colisão por conta da presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na inauguração do SBT News, no dia 12 de dezembro.

A polêmica começou quando o artista usou o seu perfil no Instagram, na madrugada desta segunda-feira (15), para pedir publicamente ao SBT o cancelamento de seu especial de Natal, marcado para ir ao ar no próximo dia 17. Em um vídeo, Zezé demonstrou incômodo com a atual postura do canal, especialmente após a presença do presidente Lula no evento da emissora.

O especial de Natal com Zezé já está gravado e contou com participações de outros artistas. Ainda assim, o sertanejo afirmou preferir que a emissora reconsidere a exibição. “Se vocês puderem fazer um favor pra mim: tirem meu especial do ar. Não quero participar disso”, disse.

Zezé declarou que o posicionamento recente do SBT não reflete suas convicções pessoais. Segundo ele, a emissora passou a adotar uma linha da qual discorda. “Eu vi o que aconteceu no SBT nos últimos dias. Juro por Deus que isso não faz parte do meu pensamento”, afirmou.

Sem mencionar nomes diretamente, Zezé fez críticas às filhas de Silvio Santos, fundador da emissora, ao afirmar que decisões recentes estariam em desacordo com os valores defendidos pelo empresário. “Filho que não honra pai e mãe, para mim, não existe”, declarou.

Apesar das críticas, Zezé afirmou manter carinho pela emissora. Ao encerrar o vídeo, porém, declarou: "Para mim, não faz sentido colocar esse especial no ar. Beijo, amo vocês, amo o SBT, tenho o maior carinho, mas acho que vocês estão... Desculpem, prostituindo. Não faço parte disso".

Assista ao vídeo do cantor:

SBT se pronuncia

Após a polêmica envolvendo Zezé Di Camargo, o SBT divulgou uma carta aberta assinada pela presidente da emissora, Daniela Abravanel Beyruti. O posicionamento foi publicado depois de o cantor pedir o cancelamento de seu especial de Natal por discordar da presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na inauguração do SBT News, no dia 12 de dezembro.

Sem citar o nome do cantor no texto, a emissora afirma que o lançamento do SBT News está alinhado a um projeto de jornalismo confiável, plural e apartidário. A carta também responde, de forma indireta, às críticas feitas pelo cantor, que havia afirmado que decisões recentes do canal estariam em desacordo com os valores defendidos por Silvio Santos. “Nosso jornalismo segue uma carta com princípios do meu pai e fundadores”, diz o comunicado.

Segundo a presidente, a criação do novo canal de notícias surge como resposta à “falta de diálogo” no País e se baseia em princípios de imparcialidade e isenção. Daniela também destacou que o SBT foi reconhecido em pesquisas recentes do Instituto Reuters como um veículo com alto índice de confiança e credibilidade, o que, segundo ela, sustentou a decisão de investir em um projeto voltado à apuração dos fatos.

Daniela afirmou ainda que a inauguração do SBT News, realizada na última sexta-feira (12/12), buscou refletir a pluralidade institucional brasileira, com representantes do Executivo, do Judiciário e do Legislativo. De acordo com o comunicado, a proposta é entregar um jornalismo “sem partido, sem lado”, que não recorra a algoritmos, não incentive a polarização e não utilize inteligência artificial para distorcer informações.

Por fim, a presidente do canal lamentou interpretações equivocadas sobre o projeto e convidou o público a acompanhar a programação para formar sua própria opinião. “Amamos nosso País, torcemos por ele, amamos nosso povo, trabalhamos para ele.”

Leia a íntegra da carta aberta do SBT:

"Nos últimos dias, minha família tem sido alvo de críticas, antes mesmo de apresentarmos a nossa proposta para o SBT News. Isso é exatamente o que queremos combater: a falta de diálogo entre um povo que tem muitas virtudes e que amamos tanto.

Nos últimos cinco anos, o SBT foi reconhecido pelas pesquisas realizadas pelo Instituto Reuters como o jornalismo de maior confiança e credibilidade. Nosso jornalismo segue uma carta com princípios do meu pai e fundador.

Foi justamente por conta dessas pesquisas e dessa carta com esses princípios que tomamos coragem para abrir um canal de notícias com a proposta de entregarmos mais do que somos e temos. Somos imparciais e isentos. Cabe a nós mostrarmos os fatos e, ao público, julgá-los.

O lançamento do projeto, na última sexta-feira, 12/12, refletiu essa pluralidade e o respeito a todas as instituições. Tivemos representantes do Executivo, do Judiciário e do Legislativo.

Ditas todas essas coisas, lamento a forma como temos sido mal interpretadas. Antes de as pessoas verem nosso trabalho, decidiram julgá-lo.

Queremos entregar ao Brasil um jornalismo confiável, sem partido, sem lado. Um jornalismo que não terá viés, não terá algoritmo, não provocará divisão e raiva entre as partes, não será nutrido por inteligência artificial e dará ao público apenas a notícia e a verdade dos fatos.

Amamos nosso país, torcemos por ele, amamos nosso povo, trabalhamos para ele e convidamos a todos a embarcarem nesse projeto que deseja amenizar os ânimos.

A todos os que têm dúvidas ou receios, faço um convite: assistam ao SBT News. Vocês verão, na prática, o jornalismo de qualidade e independente, que é a nossa marca.

DANIELA ABRAVANEL BEYRUTI
Presidente do SBT"

Janja critica 'machismo e misoginia'

A primeira-dama Janja (PT) reagiu às críticas feitas pelo cantor Zezé Di Camargo ao SBT e às expressões usadas contra as filhas do apresentador Silvio Santos.

Janja afirmou que a fala reflete "machismo e misoginia", sobretudo pelo fato o cantor afirmar que a atual diretoria do SBT está se "prostituindo". 

A primeira-dama afirmou que discursos como esse "ferem moral e fisicamente" mulheres no Brasil. Ela parabenizou o SBT News por contribuir para um "jornalismo cada vez mais sólido e plural" e citou Silvio Santos, ao dizer que o apresentador "sempre prezou por um espaço democrático".

"Falar que as filhas de Silvio estão 'prostituindo' ao convidar e dar voz ao presidente e demais autoridades no evento do SBT News reflete todo o machismo e a misoginia presentes no pensamento e nas ações de homens que seguem desrespeitando a presença de mulheres em espaços de poder, alimentando discursos de ódio contra nós", disse a primeira-dama, nas redes sociais.

"Em sua emissora, como muitas e muitos destacaram no evento realizado na sexta-feira, Silvio sempre deu espaço para todos os lados. Em uma emissora de prestígio como o SBT, ter autoridades locais e nacionais em um lançamento tão importante para a imprensa brasileira simboliza tudo o que o próprio Silvio Santos sempre destacou: 'o jornalismo do SBT não é para fazer sensacionalismo, é para informar com respeito'", acrescentou.

O SBT, horas após divulgar a nota, anunciou que cancelou a exibição do especial de Natal com o sertanejo