Por:

Exposição digital mostra vida nos seis biomas brasileiros

Versão presencial está em cartaz até 1º de fevereiro | Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Uma exposição digital que reúne mais de 50 histórias de vida coletadas nos seis biomas brasileiros entre 2024 e 2025 está disponível gratuitamente até o dia 1º de fevereiro de 2026. A mostra exibe vídeos, sons e imagens que retratam como diferentes pessoas e comunidades convivem, resistem e criam soluções em meio a transformações da terra. Inaugurada pelo Museu da Pessoa, a mostra pretende que o público reflita sobre a relação entre seres humanos e o planeta a partir de uma escuta biocêntrica, que reconhece todas as formas de vida como igualmente valiosas.

Com curadoria de Ailton Krenak e Karen Worcman, a exposição traz narrativas de povos indígenas, agricultores, artistas, quilombolas, cientistas e guardiões da natureza que compartilham suas experiências de pertencimento à Terra. "A terra tem resposta para todos nós, nos lugares de onde nós nos originamos", afirma o curador Ailton Krenak.

Unidades ecoeficientes

Unidades ecoeficientes estão em construção, em todas as regiões do país, para agregar eficiência energética, conforto ambiental e acessibilidade ao atendimento oferecido pelos Correios. No Pará, a Agência Telégrafo deve ser inaugurada durante a COP30. O espaço fica na Avenida Senador Lemos, número 1749, em Belém.

O projeto inclui painéis fotovoltaicos para geração própria de energia limpa, iluminação em LED automatizada com sensores de presença, sistemas de ventilação com renovação do ar e monitoramento da qualidade interna.

Papai Noel dos Correios

Foi dada a largada para a maior campanha natalina do país. O Papai Noel dos Correios 2025 foi lançado na sexta, no edifício-sede da estatal, em Brasília/DF. O evento contou com a presença de estudantes do Centro de Educação Infantil da Candangolândia, escola pública do Distrito Federal, e é claro que o Papai Noel apareceu para receber as cartinhas. Este ano, o Bom Velhinho chegou mais sustentável que nunca: veio de bicicleta elétrica, destacando o compromisso da empresa com soluções eficientes e ambientalmente responsáveis.

Uso de amálgama com mercúrio

O Ministério da Saúde reafirmou na 6ª Conferência das Partes da Convenção de Minamata (COP 6) o compromisso do país de reduzir gradualmente o uso de amálgamas dentário contendo mercúrio. A pasta manifestou ainda que apoia a eliminação total do uso da liga.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil está em condições de apoiar a eliminação do uso de amálgama dentário, mas defendeu uma transição "gradual e segura", de modo a não comprometer o acesso da população aos tratamentos odontológicos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Internet a 16,3 mil escolas públicas

O acesso à internet de qualidade está mais perto da realidade de milhares de estudantes brasileiros de todas as regiões.

É esse avanço que prometem o Ministério das Comunicações (MCom) e a EACE (Entidade Administradora da Conectividade de Escolas), que vão investir R$ 1,3 bilhão para conectar 16,3 mil escolas públicas de difícil acesso em todas as regiões do país.

A iniciativa prioriza comunidades rurais, indígenas, quilombolas e periféricas, garantindo que o direito à educação digital chegue a quem mais precisa.

O edital foi divulgado nesta quinta-feira (06.11).

Declaração de combate ao racismo

Países da Cúpula dos Líderes da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), assinaram, nesta sexta-feira (7), a Declaração de Belém de Combate ao Racismo Ambiental. O documento conta com as contribuições do Ministério da Igualdade Racial (MIR), que está à frente da Comissão Internacional de Comunidades Tradicionais, Afrodescendentes e Agricultores Familiares do Círculo dos Povos da COP30.

O documento, assinado por 19 chefes de Estado e de Governo na Cúpula de Líderes de Belém (PA), reafirma os princípios do respeito à democracia.