Por:

SaferNet tira dúvidas de pais e mães sobre segurança

Evento foi realizado em parceria com o Google | Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Entidade com a missão de preservar direitos humanos na internet, sobretudo, de crianças e adolescentes, a SaferNet realizou na quinta, às 19h, a transmissão ao vivo Famílias Conectadas: tira dúvidas sobre estratégias de supervisão familiar.

A proposta é levar orientações a pais e responsáveis sobre como acompanhá-los no ambiente digital de forma segura, capacitando-os a detectar comportamentos que podem indicar que estão sob risco, sendo expostos a conteúdos inadequados ou mesmo interagindo com alguém de falsa identidade ou que tem intenção de aliciá-los.

Realizado em parceria com o Google, o encontro foi conduzido por especialistas da área. Perguntas poderão ser enviadas pelo chat da página do YouTube onde foi feita a transmissão. Uma das ferramentas abordadas será Family Link, produto do Google. Ela permite à família exercer o papel de mediadora das redes sociais.

 

Reaplicação da prova para docentes

Candidatos inscritos na Prova Nacional Docente e que não fizeram a prova no dia 26 de outubro por problemas logísticos no local de prova poderão solicitar uma nova aplicação do exame. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) elencou situações específicas que possibilitam a reaplicação da prova no dia 30 de novembro. Edital complementar publicado nesta semana diz que as solicitações dos interessados devem ser feitas online, pelo site do sistema PND, até as 23h e 59 minutos desde sábado (8).

Tecnologia em saúde

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde do Ministério da Saúde (Sectics/MS) , Fernanda De Negri, abriu nesta quinta-feira (06/11), em Brasília (DF), a VI edição do Congresso da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats). Promovido pelo próprio MS, neste ano o evento traz o tema "Perspectivas de uma ATS equitativa, estratégica e participativa" para o centro do debate. Realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), o congresso se estende até esta sexta-feira.

Energéticos com ozônio

A Anvisa proibiu a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso de todos os suplementos alimentares e energéticos da empresa OZT Comércio Atacadista Especializado em Produtos Ozonizados. Também foi determinada a apreensão dos produtos, que têm adição de ozônio, um tipo de gás que não tem avaliação de segurança para uso como parte de suplementos alimentares e composto líquido pronto para o consumo, como energéticos.

Atualmente, a autorização para uso de ozônio é apenas como agente de desinfecção no tratamento de água.

Número de usuários de planos

O número de usuários de planos de saúde alcançou, em setembro, 53 mil pessoas na área de assistência médica e 34 mil em planos exclusivamente odontológicos. Os dados foram divulgados na quinta pela Agência Nacional de Saúde Suplementar e mostram aumento de 0,63% e de 1,04%, respectivamente, em relação ao mês anterior. Os planos de assistência médica tiveram 1.347.958 novas adesões ou vínculos, e o cancelamento de 1.015.121 vínculos. A agência chama a atenção que não se trata de indivíduos, já que uma mesma pessoa pode ser beneficiária em mais de um plano.

Planos à coalizão global

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, está na África do Sul onde participa da reunião do G20 Saúde e apresenta plano de trabalho para ampliar parcerias entre países e empresas para produção local e regional de medicamentos.

O Brasil ocupa a presidência da "Coalizão Global para Produção Local e Regional" de vacinas, medicamentos e novas tecnologias - com foco em doenças negligenciadas e populações sem acesso a cuidados e tratamentos. Segundo o Ministério da Saúde, Padilha e uma equipe da Fiocruz apresentarão um plano de trabalho