Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) acendem um alerta sobre a saúde ocular da população brasileira. Segundo o relatório sobre a prevalência da miopia e alta miopia, a projeção é de que os casos da condição aumentem 54% até o fim desta década. A estimativa é que o Brasil atinja 9,5 milhões de pessoas com miopia elevada até 2030.
Para entender as causas desse avanço e as melhores formas de lidar com o problema, conversamos com o oftalmologista Dr. Marcelo Taveira, membro da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR) e da International Society of Refractive Surgery. Ele explica os fatores que favorecem o aumento da miopia e aponta estratégias de prevenção e controle.
Por que a miopia está em crescimento?
A miopia ocorre quando o globo ocular apresenta um crescimento axial excessivo ou a córnea possui curvatura acentuada, fazendo com que os raios de luz se focalizem antes da retina, o que compromete a visão de longe. Segundo Dr. Marcelo, o aumento da condição está fortemente ligado a mudanças no estilo de vida.
"O tempo prolongado diante de telas, a redução de atividades ao ar livre e o sedentarismo têm impacto direto no desenvolvimento e progressão da miopia — especialmente em crianças e adolescentes", explica.
Projeções preocupantes
O crescimento da miopia também eleva o número de casos considerados de miopia alta, uma condição que aumenta o risco de complicações sérias, como descolamento de retina, glaucoma e degeneração macular, podendo levar à perda visual irreversível.
O que pode ser feito para cuidar da miopia?
Embora não exista cura definitiva, há diversos recursos eficazes para conter o avanço da condição e proteger a saúde ocular, conforme destaca o especialista:
? Controle da exposição a telas: "É essencial limitar o tempo contínuo em frente a computadores, celulares e videogames, promovendo pausas frequentes para descanso visual", orienta Dr. Marcelo.
? Estimular atividades ao ar livre: A luz natural estimula a liberação de dopamina no olho — neurotransmissor que tem papel importante na inibição do crescimento axial do globo ocular, principal mecanismo envolvido na progressão da miopia.
? Uso de lentes específicas: Óculos ou lentes de contato com design especializado, como as lentes de desfoque periférico, podem retardar a evolução da miopia em crianças e adolescentes.