Por: Jorge Vasconcellos

Guerra na Ucrânia: Putin liga para Lula e reconhece papel do Brasil nos esforços pela paz

Presidentes Lula e Vladimir Putin | Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Lula recebeu um telefonema do presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta segunda-feira (18/8). A conversa durou cerca de 30 minutos, e o líder russo compartilhou informações sobre a reunião que teve com o presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, no Alasca, na última sexta-feira (15), que avaliou como positiva.

Conforme nota divulgada pelo Palácio do Planalto, Putin, após abordar os diversos temas discutidos com Trump, Putin reconheceu o envolvimento do Brasil com o Grupo de Amigos da Paz, iniciativa conjunta com a China.

"O presidente Lula agradeceu o telefonema e reafirmou o apoio do Brasil a todos os esforços que conduzam a uma solução pacífica para o conflito entre Rússia e Ucrânia. Desejou também sucesso às continuadas negociações", diz o comunicado.

A reunião entre Vladimir Putin e Trump, no Alasca, teve como tema central a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Nesta segunda (18), Trump receberá na Casa Branca o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acompanhado de sete líderes europeus, para tratar das negociações pelo fim do conflito.