Mundo

Papa Leão XIV pede união entre países da América do Sul em missa no Uruguai

Pontífice visita o país e exaltou o mate, bebida típica sul-americana, como símbolo de união e amizade

Papa Leão XIV pede união entre países da América do Sul em missa no Uruguai
Papa Leão XIV celebra missa no Uruguai Crédito: Divulgação / Vatican Media

O papa Leão XIV celebrou sua primeira missa no Uruguai neste sábado (7) e pediu união entre os países da América do Sul. Ele também exaltou o mate, bebida típica sul-americana, como símbolo de união e amizade.

A missa aconteceu na cidade de Paysandú, no noroeste uruguaio e fronteira com a Argentina. Ele pediu para os povos superarem as divisões entre seus países.

"Nesta cidade de Paysandú, encontra-se a Ponte Internacional General Artigas que atravessa o rio Uruguai e une dois países vizinhos. Não é difícil imaginar os benefícios que uma ponte pode trazer: abertura, comunicação, intercâmbio. Por isso, como é importante ser construtor de pontes! É a vocação à qual todos somos chamados: construir pontes, estreitar laços, unir, comunicar, transmitir a alegria da fé, tal como fez o Beato Jacinto", citando o primeiro bispo de Montevidéu e importante religioso católico do país.

Na celebração, o pontífice reforçou esse apelo à união dos povos e deu como exemplo o mate, bebida típica dos países da América do Sul e herança espanhola.

"É um sinal de familiaridade, amizade e encontro. Ensina-nos a compartilhar, a estar juntos, a estreitar os laços que nos unem e nos tornam irmãos. É um sinal de acolhimento, integração e valores comuns", disse. "O mate chegou até mesmo a Roma", acrescentou ele.

Depois da missa, ele retornou para Montevidéu, onde realiza novos encontros e, a noite, fará uma vigília no Estádio Centenário, que deve reunir 60 mil jovens. O papa deixa o país até este domingo.

Tour por três países da América do Sul

O encontro faz parte de uma viagem de 12 dias por países da América do Sul. Ainda no domingo ele chega à Argentina, onde deve encontrar o presidente Javier Milei. Milei fez duras críticas a Leão XIV no início deste ano, depois que o pontífice manifestou-se contra a guerra no Irã.

O tour pela América Latina se encerra no Peru. O Vaticano descreveu a viagem como um "retorno ao lar", já que Leão serviu como missionário durante décadas no país e obteve a cidadania peruana.

A longa viagem, a mais intensa de um papa nas últimas décadas, acontece após o pontífice, de 71 anos, realizar a menos de um mês uma cirurgia de câncer de pulmão.

Mensagem para Lula 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que recebeu uma mensagem do papa nesta sexta-feira (6), enquanto o pontífice sobrevoava o Brasil a caminho do Uruguai. 

"Ao sobrevoar o Brasil a caminho do Uruguai, o Papa Leão XIV invocou as bênçãos de Deus para que nossa nação seja agraciada com unidade e paz", disse Lula na rede social X.

O presidente agradeceu pela mensagem: "Que as bênçãos de Deus nos ajudem a governar para todos os brasileiros e que nossa nação siga unida rumo a um futuro de paz, esperança e justiça para todos", disse o mandatário, que o convidou para visitar o Brasil.

Leão XIV emitiu uma mensagem abençoando todos os países sul-americanos, em que pediu unidade às nações do continente para enfrentar os problemas. 

"Ao sobrevoar o espaço aéreo brasileiro em minha Viagem Apostólica ao Uruguai, à Argentina e ao Peru, envio cordiais saudações a Vossa Excelência e aos seus cidadãos, e invoco sobre a nação os dons da unidade e da paz de Deus Todo-Poderoso", dizia a mensagem do papa.