Representantes civis de Israel e do Líbano se encontraram em Nagoura, no sul do país árabe, para uma reunião do comitê que monitora o cessar-fogo entre os dois países. O desdobramento amplia o espaço para diálogo entre as partes, atualmente em uma trégua recheada de acusações de violação entre as partes e bombardeios israelenses, inclusive na capital libanesa.
O Líbano, que não reconhece o Estado de Israel, permanece oficialmente em estado de guerra com o vizinho e criminaliza contatos com cidadãos israelenses. Reuniões entre funcionários civis dos dois lados têm sido extremamente raras ao longo da conturbada história entre os países.
Após o encontro, o primeiro-ministro libanês Nawaf Salam disse que uma paz duradoura e normalização de relações diplomáticas poderia abrir caminho para a maior construção de laços econômicos -mas disse que esse futuro ainda está distante. Salam também disse que o governo em Beirute está aberto a receber tropas francesas e americanas em seu território para garantir a estabilidade da região.
Por Guilherme Botacini (Folhapress)