Por:

CORREIO NO MUNDO

Papa recebeu Mahmoud Abbas | Foto: Reuters/Folhapress

REUNIÃO

O Papa Leão 14 recebeu na quinta (6) o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, no Vaticano, num contexto humanitário ainda considerado crítico na Faixa de Gaza, a despeito da trégua entre Israel e o grupo terrorista Hamas, firmada há quase um mês. Foi o primeiro encontro presencial entre os dois desde o conclave que elegeu o pontífice, em maio. Antes, em julho, eles conversaram por telefone. A reunião ocorreu no palácio apostólico e simbolizou um gesto diplomático importante, num momento em que a ONU continua a pedir que Israel abra as passagens fronteiriças para permitir a entrada de água e alimentos no território devastado pelo conflito.

Em comunicado, o Vaticano informou que os líderes discutiram a necessidade urgente de "pôr fim ao conflito buscando uma solução de dois Estados [um judeu e outro palestino]". Eles também falaram sobre o fornecimento de assistência à população de Gaza.

 

Petro I

No discurso de abertura da COP30, em Belém, o presidente da Colômbia Gustavo Petro criticou Donald Trump e seus gastos militares. Ele também afirmou que as lideranças mundiais falharam no combate à crise climática.

Petro II

"Estão 100% errados o presidente Trump e aqueles que investem mais em armas na Europa. Estão cometendo um erro. O inimigo não é a Rússia, é a crise climática", afirmou Petro, dizendo também que há muitos "discursos vazios".

Alemanha I

A polícia de Hanau, próxima a Frankfurt, investiga um ato de vandalismo em que cerca de 50 carros, além de muros e caixas de correio, foram manchados com o que parece ser sangue humano. Em alguns locais foram desenhadas suásticas.

Alemanha II

Poucas horas após pedir ajuda a testemunhas, a polícia de Hanau prendeu preventivamente um suspeito de 31 anos. O homem, cidadão romeno, foi denunciado e detido em casa. Testes indicam que o sangue seria dele próprio.