Por:

Milei lança novo livro sobre economia

Javier Milei subiu ao palco do Movistar Arena na noite da segunda (6) para lançar seu mais recente livro, "La Construcción del Milagro - El Caso Argentino" (A Construção do Milagre, o Caso Argentino). Enquanto isso, seu ministro da Economia, Luis Caputo, está há quatro dias em Washington, em busca de um apoio do governo de Donald Trump que deve ser anunciado na forma de um swap (troca entre moedas por bancos centrais), para acalmar o câmbio até as eleições.

"A inflação vai ser um problema do passado na metade do ano que vem. A direção no plano fiscal e monetário é correta, tínhamos 57% de pobres e depois que tiramos os gerentes da pobreza [do poder], não só multiplicamos a assistência aos setores mais vulneráveis, tiramos 12 milhões de argentinos da pobreza", disse o presidente.

O livro de Milei faz um balanço de seu governo até agora, exaltando a redução da inflação, o corte de gastos e o superávit das contas públicas. O lançamento, no entanto, ocorre em meio a uma crise política que sacudiu o governo nas últimas semanas, que levou à renúncia no domingo (5) do principal candidato a deputado de Milei para a província de Buenos Aires, que admitiu ter recebido recursos de um investigado por narcotráfico.

A economia também entrou em estagnação a partir de fevereiro, com a atividade em queda nos últimos dois meses; o risco de investimentos ultrapassou os três dígitos desde que o partido de Milei perdeu as eleições legislativas da província de Buenos Aires, em setembro.

Mesmo economistas com uma visão próxima à do presidente esperam que o governo desvalorize o peso argentino após o pleito de 26 de outubro e não descartam uma mudança na equipe econômica.

Por Douglas Gavras (Folhapress)