NEGOCIAÇÃO
Um dos organizadores da Cúpula Emergencial no Alasca, o assessor presidencial russo Iuri Uchakov, disse que sua delegação irá ao encontro "com espírito empresarial". A presença do czar dos investimentos do país, Kirill Dmitriev, não é casual —não menos porque ele é o principal interlocutor com o influente negociador-chefe americano, Steve Witkoff.
Assim, temas como acordos sobre exploração de minerais estratégicos podem ser abordados. Por óbvio, tudo passa pela questão central das sanções que engasgam a economia russa. Mas tudo passa pela trégua na Ucrânia.
Este é a principal carta de Trump, que na quarta havia dito que a Rússia sofreria "consequências muito severas" caso Putin não aceite algum tipo de trégua. O americano já as desenhou na forma de punições secundárias a países compradores de energia russa.
Por Igor Gielow (Folhapress)