Por:

ONG acusa EUA de mentir em relatório anual

Uma das principais organizações não governamentais (ONG) de direitos humanos do mundo a Human Rights Watch (WRH) acusou o governo dos EUA de manipulação política e mentiras em relatório anual divulgado na terça (12) sobre violações de direitos humanos em diversos países do mundo, incluindo o Brasil.

A WRH afirma que, na edição deste ano do relatório de direitos humanos do Departamento de Estado, o governo de Donald Trump ignorou violações em países considerados aliados, como El Salvador, Hungria e Israel.

Nos casos do Brasil e da África do Sul, onde há governos atacados pela Casa Branca, os dados apontam uma piora do cenário.

O novo relatório de direitos humanos do Departamento de Estado é, em muitos aspectos, um exercício de encobrimento e enganação. O governo Trump transformou grande parte do relatório em uma arma que faz os autocratas parecerem mais palatáveis e minimiza os abusos de direitos humanos que ocorrem nesses lugares, disse Sarah Yager, diretora da HRW em Washington.

A organização considera que o governo Trump minou a credibilidade do informe anual excluindo violações de direitos de relatórios anteriores ligados às mulheres, pessoas LGBTQIA , pessoas com deficiências, entre outros grupos.

Categorias inteiras de abusos foram apagadas, enquanto graves violações de direitos por governos aliados foram encobertas, completou Yager.

O relatório anual sobre direitos humanos do Departamento de Estado é obrigatório desde 1974. Ele teria o objetivo inicial de auxiliar o governo dos EUA nas relações com países com governos com padrão consistente de violações graves de direitos humanos internacionalmente reconhecidos.

Por Lucas Pordes León (Agência Brasil)