Por:

Novo presidente toma posse na Coreia do Sul

O novo presidente da Coreia do Sul, Lee Jae-myung, assumiu o cargo na quarta (4) prometendo unir o país e retomar o crescimento econômico, após seis meses de crise política. Foi durante discurso de posse na Assembleia Nacional, a mesma que, em dezembro, havia sido cercada por militares durante uma lei marcial que durou poucas horas.

"Não importa quem você apoiou nesta eleição, servirei como um presidente que acolhe a todos e serve a todos os cidadãos", afirmou, acrescentando, sobre a economia: "Criarei uma sociedade em constante crescimento e desenvolvimento". Segundo ele, "é hora de restaurar a qualidade de vida da população, hoje à beira do abismo".

O impacto das tarifas americanas levou a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) a reduzir a projeção de crescimento da Coreia do Sul neste ano para 1%, em comparação com uma projeção de 2,1% em dezembro. O Banco da Coreia, seu banco central, foi além e fez uma previsão de 0,8%.

As exportações caíram 1,3% em maio, em relação ao mesmo mês de 2024. As vendas para os Estados Unidos, no mês, caíram 8,1%.

Sublinhando o foco imediato na situação econômica, Lee usou sua primeira ordem executiva para criar uma força-tarefa de emergência. "Vou apoiar os líderes empresariais para que criem seus negócios livremente, cresçam e concorram no mercado global", disse. "A inovação e o novo crescimento só são possíveis se o país enfrentar os desafios."

Citou, no contexto econômico, que "a febre internacional pela cultura coreana deve ser consolidada no desenvolvimento da indústria cultural e na criação de bons empregos".

Por outro lado, questionou a visão de "crescimento primeiro, distribuição depois". Segundo Lee, os dois "não são contraditórios, mas complementares", argumentando: "A polarização devido à desigualdade virou uma barreira ao crescimento, e compartilhar as oportunidades e os frutos do crescimento de maneira equitativa é o caminho para um crescimento sustentável".

Por Nelson de Sá (Folhapress)