Por:

CORREIO NO MUNDO

PEPE MUJICA

O ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica faleceu aos 89 anos, vítima de um câncer de esôfago, que já estava em estágio terminal. Nos últimos dias, ele vinha recebendo cuidados paliativos para evitar a dor.

Em janeiro, Mujica revelou que o câncer havia se espalhado por seu corpo e que, aos 89 anos, não se submeteria a mais tratamentos..

O ex-presidente não compareceu às eleições regionais de domingo na capital, Montevidéu, porque, segundo sua companheira, a viagem de carro era desgastante demais para ele, e seu médico recomendou que não fosse.

No domingo (11), o presidente do país, Yamandú Orsi, ex-vice de Mujica, pediu respeito à privacidade do ex-guerrilheiro. "Todos nós devemos contribuir para garantir que, em todas as fases de nossas vidas, a dignidade seja a chave, não devemos enlouquecê-lo, devemos deixá-lo em paz", afirmou.

Em janeiro deste ano, Mujica afirmou a um veículo uruguaio ter consciência de que não havia mais esperanças contra o câncer. "Estou morrendo", disse ele ao jornal Búsqueda.