CONTRADIÇÃO
Apesar de Trump ter dito que usaria Guantánamo para prender os imigrantes "mais perigosos", a base militar em Cuba também está sendo usada para deter os considerados "não violentos" e de "baixo risco", segundo revelou a CBS News.
Documentos que a CBS teve acesso mostram que imigrantes não condenados por crimes violentos estariam na base norte-americana. A lista de detentos pode incluir pessoas que não tem qualquer antecedente criminal, mas receberam ordens de deportação por mera violação civil de imigração.
Informação foi confirmada por um porta-voz do Departamento de Segurança Interna dos EUA à CBS News. "Além de abrigar membros de gangues violentas e outros estrangeiros ilegais de alta ameaça, Guantánamo Bay também abriga outros estrangeiros ilegais com ordens finais de deportação. Cada um dos detentos em Guantánamo Bay tem uma ordem final de deportação. Todos esses indivíduos cometeram um crime ao entrar ilegalmente nos Estados Unidos."
Cerca de 100 migrantes não autorizados estavam detidos em Guantánamo até o final da última terça-feira (11). Todos eles eram adultos venezuelanos e ficariam no local até que possam ser deportados. O governo da Venezuela vem rejeitando os voos de deportação dos EUA.