EMBRAER E-190
O primeiro relatório oficial sobre a queda de um avião Embraer E-190 da Azerbaijan Airlines no Cazaquistão, no Natal passado, confirma as evidências de que a aeronave foi atingida por um míssil antiaéreo quando se aproximava para pouso na Rússia.
O texto, publicado pelo governo do Azerbaijão, descreve em detalhes as áreas atingidas por destroços compatíveis com os da explosão de uma ogiva de uma arma antiaérea, que não impacta no alvo, mas sim explode antes e o cobre com uma chuva de detritos para maior efeito.
Um investigador afirmou de forma anônima à agência Reuters que um dos pedaços exógenos que foram recuperados é de um míssil do sistema antiaéreo russo Pantsir S-1, exatamente o modelo que defendia a região do aeroporto de Grozni naquela manhã de 25 de dezembro.
Isso não está no relato oficial, que cita apenas "pedaços de metal estrangeiros" retirados do estabilizador esquerdo e de partes do sistema hidráulico do avião, sem o funcionamento dos quais é impossível controlar a aeronave.
Havia um ataque de drones ucranianos em toda a região do sul do Cáucaso russo naquele momento.
Por Igor Gielow (Folhapress)