Por Carolina Oliveira
Na tarde da última segunda-feira, 29 de setembro, o Radisson Hotel Group, na Barra da Tijuca, recebeu o Encontro Posturas Sustentáveis - Orla Impacto. A iniciativa reuniu operadores da Barra da Tijuca e do Recreio em um momento de diálogo e cooperação voltado para o futuro da orla carioca.
O encontro teve como objetivo fortalecer práticas responsáveis, mostrando a importância de unir turismo, cuidado ambiental e gestão consciente. Durante as atividades, operadores compartilharam experiências e depoimentos, reforçando o impacto positivo que pequenas atitudes podem gerar na preservação da praia e no bem-estar da comunidade.
Um dos pontos altos foi a exibição do vídeo manifesto da Orla Impacto e do projeto Restinga Vive, que evidenciou a necessidade de proteger ecossistemas frágeis e adotar posturas sustentáveis no dia a dia da operação.
A condução do evento ficou a cargo do CEO da Orla Rio, João Marcello Barreto, que ressaltou como cada gesto responsável de um operador representa um passo decisivo para transformar a praia em um espaço mais sustentável e acolhedor. Ele destacou ainda a relevância da parceria entre a Orla Rio, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (SMAC) e os operadores locais para avançar nas metas de preservação e gestão ambiental.
"Trabalhamos incansavelmente pelos operadores e pelo Rio. Este encontro serve para reforçar a importância da ocupação correta da orla carioca e do diálogo constante. Na Orla Rio, as portas estão sempre abertas. Quando o operador respeita as regras e cuida do seu quiosque e do espaço no seu entorno, automaticamente ele também cuida da orla e da cidade. Fazendo o certo, multiplicamos excelentes experiências e também o impacto positivo. Além disso, acreditamos que a sustentabilidade é um compromisso diário e coletivo. Com o Orla Impacto, consolidamos nossas iniciativas ESG em um movimento integrado, que busca não apenas mitigar impactos, mas gerar transformação positiva para todos. Queremos continuar fomentando um turismo responsável, regenerativo e alinhado ao consumo consciente, às cidades sustentáveis e às soluções baseadas na natureza", destacou João Marcello Barreto,CEO da Orla Rio.
O encontro foi encerrado com a entrega de dois documentos de orientação: um elaborado pela Orla Rio, com informações sobre adequações operacionais, e outro da SMAC, com diretrizes específicas de preservação ambiental.
Com a energia da primavera e o engajamento dos participantes, o Encontro Posturas Sustentáveis reafirmou que o cuidado com a orla é uma construção coletiva, capaz de gerar orgulho para o Rio e referência em turismo responsável.