O Governo do Estado do Rio de Janeiro deu início, nesta sexta-feira (01), à programação do Agosto Lilás, campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher. Durante todo o mês, diversas ações e palestras serão realizadas em escolas, espaços públicos e estádios de futebol. Serão celebrados também os seis anos da Patrulha Maria Penha, da Polícia Militar. O objetivo da programação é promover conscientização, prevenção, acolhimento e combate à violência de gênero.
A Secretaria da Mulher preparou uma agenda intensa com ações de conscientização, capacitação e orientação, incluindo palestras, encontros e o fortalecimento do protocolo "Não é Não", além da expansão do Selo Mulher Segura, que certifica estabelecimentos comprometidos com o combate à violência de gênero e o atendimento humanizado.
Nas escolas, a Secretaria de Educação organizou aulas temáticas, oficinas, rodas de conversa e peças teatrais com foco na prevenção da violência doméstica. Em parceria com a Secretaria de Saúde, o programa Saúde na Escola abordará temas como violência doméstica e intrafamiliar.
A Fundação Leão XIII realiza ações sociais do projeto "Mulheres da Leão", com distribuição de material informativo e oferta de serviços como isenção para segunda via de documentos. A programação inclui também rodas de conversa e oficinas nos abrigos da instituição. Já a Suderj (Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro), levará a mensagem da campanha aos gramados. Durante o jogo entre Fluminense e Fortaleza, no Maracanã, no dia 16, será realizada uma ação simbólica com a exposição de uma faixa de conscientização.