Por Pedro Sobreiro
No primeiro dia de Rio2C, a cantora Iza lotou um painel para falar ao público sobre seu processo criativo. Diante de mais de 150 pessoas, ela destrinchou seu segredo.
"Meu processo criativo é muito louco. Eu me sinto muito criança, e eu tentei lutar contra isso, 'adultificar'. Mas não dá certo. Tentei colocar uma mesa na minha frente e fazer um 'home office', mas não era isso. O que eu sempre fiz quando criança foi me trancar no banheiro, colocar meu CDzinho e ficar dançando até desidratar. E eu lembro que sentia muita vergonha, só fazia quando meus pais saíam, porque eu me sentia meio errada, sabe? Aí, quando meus pais chegavam, eu estava esbaforida de tanto dançar. E isso foi necessário", contou Iza.
E ela falou sobre a famosa 'vergonha' de ser criativa, e como isso não é anormal, mas precisa ser superado.
"Meu processo criativo segue assim até hoje. Eu vou pro meu banheiro, boto uma música e pego um desodorante, uma escova de dentes e começo a brincar, como se eu tivesse 12 anos. E é daí que começam a vir minhas ideias. O processo criativo é muito íntimo, talvez seja por isso que eu vou para o banheiro. Quantas vezes, quando a gente tá fazendo alguma coisa criativa e chega uma pessoa, a gente sente que tá pelado? Acho que todo mundo já sentiu isso. Mas acontece assim e eu precisei aceitar isso em mim para ficar mais funcional criando. É a 'língua dos anjos'. Quando eu tô compondo e ouvindo música no banheiro, aquilo acende uma chama em mim e sempre vem nos momentos mais esquisitos. Às vezes, vem às 3 da manhã. E fica aquele medo de pagar de maluca. Mas a 'língua dos anjos' é isso, vem a melodia primeiro, não vem as letras. E você tem que ter muita coragem, ser muito desprendido para 'ficar pelado' desse jeito ao mostrar uma melodia para os outros", explicou.
Por fim, ela incentivou o público na Barra da Tijuca a aceitar seus próprios processos.
"E é isso, você tem pagar meio de maluca mesmo. E eu entendi que tudo é um processo, e esse é o meu. E agora eu me sinto confortável para fazer isso na frente de quem eu não conheço", concluiu
O Rio2C acontece na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, até o dia 1º de junho.