O segundo painel focou nos "Avanços no Saneamento Básico e os Desafios da Implementaçãode Insfraestrutura no Recreio e nas Vargens". No espaço de conversa, a Iguá fez uma apresentação detalhada sobre suas ações. Desde 2024, a concessionária tem investido e implementado melhorias significativas na distribuição de água e na ampliação das redes de esgoto, especialmente em áreas que ainda não contemplavam esse serviço essencial.
Leonardo Soares é o diretor de Assuntos Corporativos da Iguá Saneamento e, durante o debate, detalhou os investimentos que a empresa já realizou, como o início do tratamento do Complexo Lagunar da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, que receberá mais de R$300 milhões ao longo dos próximos anos.
"Nossa meta é regular entradas e saídas para levar oxigenação para a água, além de instalar novos mangues, com o plantio de mais de 460 mil mudas. Outro investimento fixo é o coletor de tempo seco, que intercepta o esgoto que é despejado nas lagoas. Além disso, faremos a expansão das redes de esgoto nas comunidades. Nosso objetivo é que até 2033 99% da população dos locais que atendemos tenha água e 90%, esgoto", destacou o representante da concessionária.