Por:

Comissão debate de risco nos canais de Campos-Macaé

A Comissão Municipal de Recursos Hídricos e Gestão de Águas, criada pelo prefeito Wladimir Garotinho desde 2023, realizou nesta quinta-feira (29) sua primeira reunião de 2026, e na pauta, entre outros assuntos, foi discutida a situação dos canais do Saco e Campos-Macaé, que têm gerado uma preocupação maior do Poder Público em decorrência dos riscos oferecidos à população.

No Canal do Saco, que possui uma extensão de aproximadamente quatro quilômetros, passando pelos bairros Parque Rodoviário, Julião Nogueira e Esplanada, parte da estrutura à margem do canal acabou cedendo em 2025 após uma intervenção de órgão do Governo do Estado. Já no Campos-Macaé, a pista que passa ao lado do canal corre o risco de ceder devido ao fluxo intenso de cargas pesadas provocado pelo desvio do tráfego em virtude das obras na RJ 238 (Estrada dos Ceramistas).

O secretário de Agricultura, Pecuária e Infraestrutura Rural, Almy Junior, também participou da reunião e destacou que a preocupação do governo municipal vai além dos dois canais.

Outro membro da Comissão, o secretário de Serviços Públicos, Diego Dias, também comentou sobre os riscos nos dois canais.

Criada em 2023 por meio da Portaria nº 1584, a Comissão de Recursos Hídricos tem por objetivo estabelecer uma integração multissecretarial dos órgãos da administração pública envolvidos na gestão dos recursos hídricos, a fim de propor definições e atuações para ampliar as condições de segurança hídrica rural e urbana; além de propor meios de preservação, recuperação e uso racional dos recursos hídricos.

Também presente, o vereador Juninho Virgílio, ressaltou que essa reunião do Executivo sobre a limpeza e manutenção dos canais é fundamental.

A Comissão é composta por representantes do Gabinete do Vice-Prefeito, da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Mobilidade, da Secretaria de Defesa Civil, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Infraestrutura Rural, e da Procuradoria-Geral do Município.