Por:

Araruama inicia cadastro de programa socioeducativo

A Prefeitura de Araruama segue avançando na implantação do Araru Aprender . O programa garante o repasse mensal de R$ 200,00 para cada aluno, com o objetivo de incentivar os estudos, já que o dinheiro poderá ser gasto, por exemplo com a compra de livros e acesso à internet, além de ser um apoio às famílias que vivem com recursos limitados.

Para participar do programa os alunos devem cumprir os seguintes critérios: estar regularmente matriculado na Rede Pública de Ensino de Araruama; residir no município durante todo o período de matrícula; garantir que o responsável legal compareça a pelo menos três reuniões escolares anuais, uma por trimestre; cumprir percentual mínimo de frequência mensal de 75% na educação infantil e no ensino fundamental; e manter o cartão de vacinação da criança ou adolescente atualizado, conforme normas do Ministério da Saúde.

Além disso, os alunos do Ensino Fundamental devem ter nota trimestral igual ou superior a 60, bem como não podem ter ocorrência disciplinar reiterada por três vezes ou uma única vez se o ato de indisciplina for considerado grave. Já para os alunos matriculados nas Escolas Bilíngues a nota mínima trimestral deve ser igual ou superior a 70.

"É fundamental que as famílias estejam atentas aos critérios. A presença na escola, a participação nas reuniões e a vacinação em dia são compromissos que fazem diferença no aprendizado e no desenvolvimento dos nossos alunos. O programa é um incentivo, mas também um chamado à responsabilidade compartilhada pela educação", ressaltou a secretária Valéria Amaral.

Nesse momento a Secretaria Municipal de Educação atua fazendo o cadastramento dos estudantes. Dos mais de 22 mil, até agora 18.524 já foram cadastrados.