Por: Da Redação

São João da Barra adota novas regras para litoral

Com a finalidade de chamar a atenção e alertar os motoristas na alta temporada de verão, a Prefeitura de São João da Barra reforçou recentemente a sinalização com placas educativas sobre a proibição do trânsito de veículos, em quaisquer condições, na faixa de areia das praias. A prefeitura também realizou a recolocação de mourões, estacas para delimitar um espaço, em vários trechos da orla a fim de impedir o acesso de carros e motos.

Monitoramento
no período

As ações de fiscalização desenvolvidas ao longo do ano serão intensificadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pela Guarda Civil Ambiental a partir da segunda quinzena de dezembro, devido às estatísticas que apontam tradicionalmente o aumento do fluxo e da movimentação de veículos neste período.

Multas

Quem estacionar ou for pego trafegando com o veículo ilegalmente na faixa de areia do litoral sanjoanense pode ser multado com valores que variam entre R$ 500 a R$ 10 mil, tanto por crime ambiental quanto por crime de trânsito, já que o lugar trata-se de uma Área de Proteção Ambiental (APA) das Dunas e Restingas, criada por meio do Decreto Municipal n° 228/2022.

Além disso, o litoral é coberto pelo Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas (PMTM) do Porto do Açu, desenvolvido em parceria com a Fundação Projeto Tamar e outras empresas que atuam no complexo, que realiza também um trabalho de monitoramento e educação ambiental, inclusive sinalizando ninhos. O PMTM já realizou quase uma centena de ações de liberação de filhotes e educação ambiental, atingindo um público de 7.500 pessoas. Graças à parceria com a comunidade, o Instituto Estadual do Meio Ambiente e o Centro Tamar/ICMBio, mais de 14 mil ninhos de tartarugas foram identificados e protegidos.

Reforçando as medidas contra o trânsito de veículos na faixa de areia das praias, a Prefeitura facilita o acesso e o deslocamento da população à beira mar por meio de passarelas de acessibilidade.

Como denunciar

Para otimizar o trabalho de fiscalização a população pode ajudar denunciando as irregularidades por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que funciona 24 horas, nos telefones (22) 2741-1190 e (22) 99915-3153 (ligações e WhatsApp).