O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas, enviou 18 maquinários para os municípios de São Sebastião de Alto, Cantagalo e Sumidouro em razão das fortes chuvas que atingiram a região na noite desta terça-feira (03/02).
Seguimos atentos acompanhando os desdobramentos dos danos causados pelas chuvas em todo o estado. As nossas equipes da Defesa Civil permanecem à disposição da população para garantir a segurança de todos, em casos de emergência", afirma o governador Cláudio Castro.
A cidade de São Sebastião do Alto chegou a decretar estado de emergência e um gabinete de gerenciamento de crise foi instituído. Como apoio, foram enviadas três retroescavadeiras e três caminhões, além do auxílio técnico de um engenheiro e um geólogo para dar suporte às ações voltadas à liberação de acessos e mitigação dos impactos das enxurradas.
Foram disponibilizados três caminhões e duas retroescavadeiras em Sumidouro e três retroescavadeiras, três caminhões caçamba e um patrol em Cantagalo.
Estamos acompanhando a situação em todo o estado e de prontidão para ajudar, no que for preciso, as cidades que precisam de apoio", disse o secretário de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas, engenheiro Uruan.
No Médio Paraíba, toques de aviso de chuva chegaram a ser emitidos no município de Barra do Piraí. Em Japeri, na Baixada Fluminense, vias ficaram alagadas e em Mendes, no Centro-Sul, houve deslizamentos de terra.
No Noroeste, em Itaperuna, pelo menos 86,4mm de chuva foram registrados nas últimas 24 horas, o que é considerado muito alto. Mensagens de alerta para inundação, alagamento e enxurrada foram enviadas pela Defesa Civil por volta das 18h. A população foi orientada a buscar abrigo e contatar o 193 e 199 em caso de emergência. A força tarefa da SEDEC-RJ forneceu apoio na limpeza de vias da região.
A capital do Rio apresentou risco hidrológico alto e alertas foram enviados à população no município de Queimados devido ao nível elevado dos rios e alagamentos. Em São Gonçalo, houve transbordamento do Rio da Aldeia, na localidade de Ipiíba e do Rio Alcântara em Parque São Sebastião e Jardim Nova República.
Os principais acumulados nas últimas 24 horas foram nos municípios de Itaperuna (Noroeste): 86,4 mm; Paraty (Costa Verde): 57,3 mm; São Gonçalo (Metropolitana): 50,2 mm; Laje do Muriaé (Noroeste): 50,0 mm e Rio de Janeiro (Capital): 48,6 mm.