Por:

Campanha "Não é Não!" no Carnaval

Com a proximidade do Carnaval, a Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro realizou, nesta quarta-feira (28), ação de enfrentamento à violência contra a mulher em todo o estado. A iniciativa incluiu a capacitação de 210 gestores e gestoras de 44 municípios fluminenses no Protocolo "Não é Não! Respeite a Decisão".

"A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com um Carnaval mais seguro e respeitoso. Unindo esforços entre estado, municípios e sociedade civil, a mensagem é clara: no Rio de Janeiro, o único ritmo permitido é o do consentimento, para que cada mulher possa aproveitar a maior festa do mundo com segurança e a certeza de que não está sozinha", ressaltou a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar.

O treinamento teve como eixos centrais a preparação das equipes locais para agir de forma imediata e acolhedora em casos de assédio; a correta sinalização de espaços seguros para mulheres; o fortalecimento da articulação entre os órgãos municipais de proteção, segurança e atendimento; além do estímulo ao uso e à divulgação do Aplicativo Rede Mulher, ferramenta essencial para pedidos de socorro e acesso a informações de emergência.

Para garantir que as diretrizes apresentadas cheguem efetivamente às ruas, secretaria prevê a distribuição de 250 mil itens informativos — ventarolas, adesivos, cartilhas e cartazes — para todos os municípios. Também será implementado o selo de adesão ao Protocolo em estabelecimentos comerciais, certificando bares, clubes, camarotes e outros espaços que passaram pelo treinamento e assumiram o compromisso com a proteção das mulheres.