Por:

Estado do Rio mantém ações contra as ondas de calor

No dia mais quente deste início de ano, com temperaturas que ultrapassam 40°C no Rio de Janeiro, segundo o Climatempo, o Governo do Estado manteve ações emergenciais de hidratação para reduzir os impactos da onda de calor sobre a população. Nesta segunda-feira (12), por meio da Cedae, foram distribuídos cerca de 10 mil litros de água gelada em pontos estratégicos da Região Metropolitana, com foco nos trabalhadores em deslocamento, pessoas em situação de vulnerabilidade social e população em situação de rua.

"Diante do forte calor, seguimos mobilizados para proteger a população e minimizar os riscos à saúde. A hidratação é uma medida simples, mas fundamental, especialmente para quem passa o dia nas ruas trabalhando ou se deslocando. O Estado continua atuando de forma integrada para enfrentar os efeitos dessa onda de calor", afirmou o governador Cláudio Castro.

As ações de hidratação seguem em pontos espalhados pela Região Metropolitana. A expectativa é de que sejam distribuídos mais 10 mil litros de água por equipes em estandes fixos e pela frota da hidratação, composta por bicicletas e kombi com reservatórios. A prioridade é atender trabalhadores em deslocamento, pessoas em vulnerabilidade social e em situação de rua, além de crianças em colônias de férias em parques públicos.

Nesta segunda-feira, as equipes da Cedae estiveram presentes nas estações de trem da Central do Brasil, Bangu, Campo Grande e Madureira, além de pontos de grande circulação no Centro do Rio. A ação também contou com pontos itinerantes em Duque de Caxias, na região do Mergulhão, em Nova Iguaçu, na estação ferroviária, e em São Gonçalo, ao lado do Terminal Rodoviário de Alcântara.

A operação contou com a Frota da Hidratação, formada por bicicletas, kombi e estandes fixos, além de aguadeiros. Toda a água distribuída é potável, captada diretamente da Estação de Tratamento de Água Guandu, em Nova Iguaçu. A entrega foi feita em copos biodegradáveis, mas também foi permitido o abastecimento de garrafas pessoais e recipientes para animais.

Para garantir a qualidade da água, o Laboratório Móvel da Cedae acompanhou a operação com análises realizadas de hora em hora, avaliando parâmetros como turbidez, cor e pH, conforme os protocolos sanitários.

Desde a última semana de 2025, durante períodos de onda de calor, a Cedae já forneceu mais de 70 mil litros de água em áreas de grande circulação. Em dias úteis, as ações se concentram em estações de trem e regiões centrais da Região Metropolitana. Nos fins de semana e em datas de grande público, como a véspera de Ano-Novo, o foco são praias e parques.