O maior Réveillon do mundo, realizado na praia de Copacabana, foi marcado por um dos mais robustos esquemas de segurança já montados no Rio de Janeiro. A operação integrada do Governo do Estado garantiu uma virada de ano tranquila para moradores e turistas, com atuação preventiva, uso intensivo de tecnologia e monitoramento contínuo antes, durante e após a queima de fogos.
Em todo o território fluminense, mais de 28.700 agentes das forças de segurança estiveram mobilizados, assegurando organização, resposta rápida às ocorrências e presença ostensiva nos principais pontos de concentração de público.
O Governo do Estado trabalhou de forma integrada e planejada para garantir que a maior festa de fim de ano do mundo acontecesse com segurança, organização e tranquilidade. Estamos, mais uma vez, mostrando que o Rio de Janeiro é referência na segurança de grandes eventos, combinando presença ostensiva, inteligência, tecnologia e resposta rápida para assegurar que a população pudesse celebrar a chegada de 2026 com tranquilidade em todo o estado", afirmou o governador Cláudio Castro.
A Polícia Militar empregou mais de 23 mil policiais em todo o estado, com o apoio de 3.224 viaturas. Pela primeira vez em um grande evento, 300 veículos foram equipados com câmeras de reconhecimento facial e leitura de placas, ampliando a capacidade de identificação de foragidos da Justiça e veículos irregulares.
"Foi uma celebração segura para todos. Todo o investimento do Governo do Estado, especialmente na Segurança Pública, gerou um resultado positivo neste grande evento", frisou o secretário de Segurança Pública, Victor dos Santos.
Em Copacabana, principal palco da celebração, o esquema contou ainda com 78 torres de observação, 70 pontos de baseamento de viaturas, uma aeronave do Grupamento Aeromóvel (GAM) e o apoio do CICC Móvel, que operou em tempo real durante toda a operação. O policiamento ostensivo foi reforçado nas ruas, na orla e nos principais acessos, com integração direta ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
"A Polícia Militar atuou de maneira estratégica para garantir uma festa segura para todas as famílias e para os turistas que escolheram o Rio de Janeiro como destino para a virada do ano. Estivemos presentes em todo o estado, com uma polícia de proximidade. Em Copacabana, o trabalho foi realizado de forma integrada com todos os órgãos de segurança, o que garantiu que as pessoas se sentissem mais confortáveis", afirmou o secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes.