Por:

Operação Barricada Zero avança na recuperação de vias

Operação aconteceu em Rio, Caxias, São Gonçalo e São João de Meriti | Foto: Governo do Rio

O Governo do Estado dá sequência, nesta terça-feira (02), às ações da Operação Barricada Zero, com a recuperação de ruas nos municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São Gonçalo e São João de Meriti. As equipes atuam desde as primeiras horas da manhã em pontos estratégicos.

As forças estaduais e municipais retornam a áreas críticas, antes com mobilidade limitada por criminosos, em comunidades do Irajá, Quitanda, Pedreira, Lagartixa, Corte Oito, Campos Elíseos, Jardim Catarina, Morro Gonçalves, Amor e Fumacê. O governador Cláudio Castro, que nesta segunda-feira (01/12) apresentou os resultados da primeira semana da operação, reforçou a importância da investida do poder público para devolver o direito de ir e vir da população.

"A união que estamos promovendo entre o Estado e os municípios é um marco para o sucesso da operação. Estamos reconstruindo vias, mas também reconstruindo a liberdade de circulação das famílias. Não vamos permitir que o crime volte a aprisionar a rotina das pessoas", afirmou o governador Claudio Castro.

Os trabalhos desta terça-feira seguem com apoio de retroescavadeiras, rompedores hidráulicos e caminhões basculantes que agilizam a liberação da circulação nas vias. No Irajá, em Jardim Catarina e nas comunidades atendidas em Duque de Caxias está sendo realizado o trabalho imediato de recuperação e recapeamento das ruas.

O Gabinete de Segurança Institucional, que coordena a operação, garante o monitoramento contínuo dos acessos das comunidades para impedir que os bloqueios retornem. O programa será expandido com base nos resultados e dados técnicos.

Operação Torniquete em Duque de Caxias

O Governo do Rio, por meio da Polícia Civil, desarticulou nesta terça-feira (02) um dos maiores centros de desmanche e revenda clandestina de motocicletas roubadas da Baixada Fluminense. A ação, parte da "Operação Torniquete", foi conduzida pela 59ª DP (Duque de Caxias) e resultou na recuperação de 50 motos roubadas, encontradas inteiras ou parcialmente desmontadas. A operação contou com o apoio da Polícia Militar.

"Esta é mais uma prova de que o nosso governo atua sem descanso para enfraquecer financeiramente as facções criminosas e devolver segurança ao cidadão. Cada moto recuperada, cada ponto de receptação fechado, representa uma vitória do Estado sobre o crime e uma garantia de que estamos protegendo a vida das pessoas", afirmou o governador Cláudio Castro.

As buscas tiveram início após informações do Setor de Inteligência indicarem um grande esquema de receptação operado pelo Comando Vermelho na comunidade Corte Oito, em Duque de Caxias. No local, os agentes encontraram diversos estabelecimentos usados para armazenar, desmontar e embalar motocicletas roubadas, além de uma grande quantidade de peças já preparadas para comercialização. Máquinas de cartão e uma prensa usada para compactar drogas também foram apreendidas.