O governador Cláudio Castro lançou, nesta segunda-feira (24), o programa Acolhe Baixada - iniciativa de prevenção à gravidez não planejada voltada a jovens de 14 a 25 anos incompletos. O programa vai funcionar no Rio Imagem Baixada, em Nova Iguaçu, o maior complexo público de diagnóstico da América Latina. A medida amplia a política pública implantada, primeiramente, no Ambulatório Médico de Especialidades Susana Naspolini, em Ipanema. Após o lançamento do Programa, o governador visitou as obras do Instituto Estadual de Oncologia da Baixada Fluminense (Onco Baixada).
"O Acolhe RJ é uma política de cuidado, de oportunidades e de proteção das nossas jovens. Estamos expandindo para a Baixada Fluminense uma iniciativa que já mostrou resultados concretos na capital, garantindo que milhares de jovens tenham acesso a planejamento familiar com dignidade, acolhimento e autonomia. É mais saúde pública à disposição da população", afirmou o governador Cláudio Castro.
Com investimento anual de R$ 2,4 milhões da Fundação Saúde, o Acolhe Baixada tem capacidade para 400 inserções por mês, cerca de 20 por dia de Implanons, um contraceptivo de longa duração que é inserido sob a pele do braço. O acesso ao serviço será oferecido pelo Sistema Estadual de Regulação, mediante encaminhamentos, que serão feitos pelas Clínicas da Família ou Unidades Básicas de Saúde.
Como acessar o
Acolhe Baixada
Em primeiro lugar, é preciso procurar a Clínica da Família ou Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa. E então, manifestar a intenção de inserir um método contraceptivo de longa ação. A unidade de saúde faz a inserção da paciente no Sistema Estadual de Regulação (SER), ela pode ser agendada para o Acolhe Baixada ou Acolhe RJ.
Ao ser inserida no SER, a paciente recebe quatro mensagens da assistente virtual SERena: no momento em que entra na lista de espera; quando há uma vaga para o seu agendamento, informando a data do procedimento; 10 dias antes, para que se prepare; e 3 dias antes. Caso não consiga comparecer na data, é importante avisar na unidade em que faz acompanhamento. O Acolhe Baixada funciona no Rio Imagem Baixada, em Nova Iguaçu, na Avenida Esplanada, nº 483.
Onco Baixada
O Instituto Estadual de Oncologia da Baixada Fluminense, (Onco Baixada) em Nova Iguaçu, que teve as obras iniciadas em fevereiro de 2024, já está com mais de 90% das obras concluídas. O governador aproveitou a oportunidade para visitar as intervenções no prédio, que fica anexo ao Rio Imagem Baixada.
A estimativa é realizar, por mês, 5.000 atendimentos ambulatoriais, 300 cirurgias e 340 internações. A unidade contará com 101 leitos no total, 81 de enfermaria, 10 de UTI, 8 leitos de emergência e 2 salas de emergência, com um leito cada.
Dos 81 leitos de enfermaria, serão 72 leitos em quartos duplos, 5 de isolamento, 2 quartos individuais de idosos e 2 leitos em quarto duplo para idosos. Dos 10 de UTI, são 9 leitos simples e 1 de isolamento.
A unidade também contará com 19 consultórios médicos, 15 consultórios normais e 4 fastpass — para casos de urgência, caso haja intercorrências durante o tratamento. Ao todo, serão 24 espaços para quimioterapia, com 21 poltronas e 3 leitos.
No ambulatório de radioterapia, haverá 4 leitos de repouso, e 1 sala de exame. O serviço de PET Scan contará com 4 boxes de ativação/exames por vez; e 1 sala de aplicação.