Por:

Exposição internacional na Biblioteca Estadual

Mostra reúne mais de 70 artistas de diversos países | Foto: Leonardo Ferraz

A arte contemporânea de diferentes partes do mundo vai ocupar o coração do Centro do Rio em exposição gratuita. A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a AVA Galleria, apresenta a exposição Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea, que chega à Biblioteca Parque Estadual em 19 de novembro e fica em cartaz até o dia 9 de janeiro de 2026.

Reunindo mais de 70 artistas plásticos e fotógrafos do Brasil, Finlândia e diversos países da Europa, a exposição chega em território fluminense com o objetivo de apresentar ao público um panorama vibrante da arte contemporânea global. A proposta da mostra artística é estabelecer um diálogo entre culturas, ressaltando distintas técnicas, narrativas e perspectivas que compõem o campo artístico internacional.

Conecta FACERJ fomenta negócios da economia do mar

A 8ª edição do CONECTA FACERJ reuniu, em 18 de novembro, empreendedores, especialistas, lideranças institucionais e representantes do poder público no Centro de Estudos Ambientais - Praia da Chácara, em Angra dos Reis. O encontro, promovido pela FACERJ em parceria com o SEBRAE Rio, reforçou o papel estratégico da Costa Verde no avanço da Economia do Mar, da inovação e da sustentabilidade.

O painel Abertura abordou o potencial marítimo fluminense com prof. Joilson Cabral (Coppe/UFRJ), coordenador do projeto de Política de Economia Azul no Estado; Wagner Junqueira, secretário de Indústria e Economia do Mar; Carlos Cordovil, da Bunker One; e mediação de João Leal, superintendente de Portos, Terminais e Assuntos Nucleares.

Na sequência, empreendedoras apresentaram pitches contando histórias inspiradoras da criação das empresas. Participaram Rani del Rey, da Rani Bazar de moda circular (Ilha Grande); Rosana Andrade, do restaurante Canto das Canoas que serve pescados da região (Ilha da Gipóia); Sibelle Kato, da Angra Sol e Mar de turismo náutico e hospedagem; e Samara Oliveira, da Marulho Eco (Ilha Grande) no painel mediado por Francisco César, do Sebrae Costa Verde.

Com o tema Inovação & Sustentabilidade, o penúltimo painel reuniu o secretário de Planejamento e Gestão de Angra, André Pimenta, o diretor da TurisAngra Nilton Judice, o engenheiro Marcelo Gomes, da Eletronuclear, e mediação de Bruno Ramos, da Litoral Tour. André Pimenta enfatizou as parcerias com instituições de ensino como UFRRJ, UFRJ, Sebrae, Firjan e Senac para capacitação profissional. Marcelo Gomes desmistificou o temor com a utilização da energia nuclear, fonte de energia limpa, lembrando que ela está presente na medicina (radioterapia), na indústria (esterilização de materiais e controle de qualidade) e agricultura (conservação de alimentos e estudo de solo). Gomes propôs a criação de um roteiro turístico-educacional de visitação às usinas de Angra dos Reis.

Finalizando as apresentações, o coordenador de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae Rio, Marcos Mendes, deu orientações sobre acesso a crédito, gestão financeira e oportunidades para pequenos e médios negócios no painel Finanças & Crédito.

Vagas de emprego e estágio

O Governo do Estado está divulgando, esta semana, 2.811 oportunidades de emprego formal, estágio e jovem aprendiz. Nas regiões Metropolitana, Médio Paraíba e Serrana, a equipe do Sistema Nacional de Emprego (Sine) captou 1.472 vagas de emprego formal. Para quem busca estágio ou jovem aprendiz, há um total de 1.339 vagas.

A secretaria lembra que é importante manter cadastro e currículos atualizados no Sine, que analisa o perfil do candidato e a vaga cadastrada pelo empregador. Para se inscrever ou atualizar o cadastro, é necessário ir a uma unidade do Sine levando os documentos de identificação civil, carteira de trabalho, PIS/PASEP/NIT/NIS e CPF.

A Fundação Mudes oferece, nesta semana, 172 vagas de estágio nos níveis Superior, Médio e Técnico. Para se candidatar, basta acessar https://www.mudes.org.br/. Já o CIEE oferece 1.167 oportunidades de estágio e oportunidades para jovem aprendiz. Informações mais detalhadas podem ser obtidas em http://www.ciee.org.br/.