Por: CORREIO FLUMINENSE

Centro Cultural PGE-RJ recebe exposição de litogravuras

Gravuras compõem o acervo do Sesc RJ | Foto: Erbs Jr

O Centro Cultural PGE-RJ abre, na próxima quarta-feira (19), a exposição "Riscar o Chão". Realizada pelo Sesc RJ, a mostra articula linhas e traços de gravuras com fotografias que registraram os movimentos dos corpos dos sambistas que "riscam o chão" da avenida. A entrada é franca.

A exposição reúne mais de 50 obras, contendo serigrafias e litogravuras, de Abelardo Zaluar, Alfredo Volpi, Athos Bulcão, Carlos Scliar e Dionísio Del Santo, que integram o acervo do Sesc RJ, e fotografias dos artistas convidados Guy Veloso e Vítor Melo, registradas durante o Carnaval, no Rio de Janeiro. Antes de chegar ao Centro Cultural PGE-RJ, "Riscar o Chão" passou pelo Arte Sesc, no Flamengo, e pelo Sesc Grussaí.

Com curadoria de Marcelo Campos e Leonardo Antan, a mostra propõe um diálogo de gravuras com fotografias que registram a técnica, a engenhosidade de sambistas e a evolução de corpos no Carnaval, aproximando a geometria e a figuração com uma ginga de linhas e cores, estabelecendo uma relação com o lugar ao qual pertenciam, criando ambientações singulares e dialogando com o contexto brasileiro.

As gravuras de Abelardo Zaluar, Alfredo Volpi, Athos Bulcão, Carlos Scliar e Dionísio Del Santo, ícones da arte moderna brasileira, revelam a força e a diversidade da produção gráfica nacional, em sintonia com os gestos e movimentos que inspiram as fotografias do Carnaval.