Por:

Niterói reforma unidade de saúde do Preventório

Atualmente, o Programa Médico de Família de Niterói conta com 44 Módulos | Foto: Luciana Carneiro

A Prefeitura de Niterói entregou, neste sábado (15), a nova unidade do Módulo Médico de Família Abel Santamaría, no Preventório, em Charitas. Símbolo da história do Programa Médico de Família em Niterói, a unidade foi a primeira implantada, em 1992. A nova estrutura representa a renovação de um projeto pioneiro, que completa 33 anos, reafirmando o compromisso da cidade com a promoção da saúde e o cuidado às famílias.

Localizado na Avenida Prefeito Silvio Picanço, nº 1.753, em Charitas, o módulo reúne as equipes dos antigos Preventório I e Preventório II, fortalecendo o atendimento à comunidade local e às áreas vizinhas. Com instalações modernas e acessíveis, o novo espaço amplia o atendimento na região, beneficiando cerca de 8,6 mil moradores e com capacidade para atender até 10 mil usuários.

Apenas em 2025, as unidades do Preventório I e II realizaram 11.977 atendimentos, 20.035 procedimentos, 5.271 doses de vacina e 6.414 mil visitas domiciliares, demonstrando a importância do serviço para a população local.

"A entrega da nova unidade do Preventório é um marco para Niterói. Este espaço representa a renovação de um projeto pioneiro, que há 33 anos cuida das famílias com dedicação e proximidade. Com instalações modernas e acessíveis, vamos ampliar o atendimento e fortalecer a Atenção Primária na região, beneficiando cerca de 10 mil moradores. Essa inauguração reafirma o compromisso da Prefeitura de Niterói em investir na ampliação e modernização da rede de saúde, garantindo um cuidado cada vez mais humano e de qualidade para nossa população", disse a secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows.

Gerida pela Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde), a nova unidade do Preventório contará com quatro equipes de Estratégia de Saúde da Família e duas equipes de saúde bucal. Ao todo, serão 7 médicos, 5 técnicos de enfermagem, 8 agentes comunitários de saúde, 2 dentistas, 1 técnico em saúde bucal e 1 auxiliar em saúde bucal. O novo módulo também contará com apoio da equipe multiprofissional composta por fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, pediatra, terapeuta ocupacional, ginecologista, fonoaudiólogo e farmacêutico.

Outro destaque é o Centro de Educação Permanente em Saúde Calixto Garcia, destinado à formação continuada de profissionais da rede e à residência médica em Medicina de Família e Comunidade. A iniciativa transforma o Preventório em uma unidade-escola, consolidando-o como um polo de ensino e inovação na Atenção Primária à Saúde (APS).

A nova unidade conta com infraestrutura moderna e ambientes climatizados, com cinco consultórios, salas de vacina, curativo e procedimentos, dois consultórios odontológicos, dispensário de medicamentos, copa e áreas administrativas. O espaço foi projetado para garantir acessibilidade, com elevador, rampas e banheiros adaptados.