O Rio de Janeiro alcançou a marca de 1.796.520 turistas internacionais até outubro e atingiu, praticamente, a meta traçada pelo Governo no início do ano. O número já é maior do que todo o fluxo registrado em 2024 (1,5 milhão). O resultado representa um crescimento de 48,8% em relação ao mesmo período de 2024. Com o ritmo atual, o estado deve bater, em dezembro, outro recorde histórico, ultrapassando a marca inédita de 2 milhões de visitantes estrangeiros.
Somente em outubro, foram 164.593 turistas internacionais, um aumento de 25,6% em comparação ao mesmo mês do ano anterior. A Argentina segue como o principal mercado emissor, com 648.911 visitantes, seguida por Chile (303.341), Estados Unidos (174.163), Uruguai (85.948) e França (70.916).
O governador Cláudio Castro destacou que o resultado reflete o trabalho contínuo do Governo do Estado para fortalecer o turismo como motor da economia.
"O turismo é uma das grandes forças do nosso estado. Esse crescimento expressivo comprova que o mundo voltou a olhar para o Rio de Janeiro com confiança. Estamos investindo em segurança, mobilidade, infraestrutura e promoção para que o turismo continue gerando emprego, renda e desenvolvimento em todas as regiões", declarou o governador Cláudio Castro.
Para o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, o desempenho é resultado direto da política de promoção internacional e da retomada do aeroporto internacional RioGaleão.
"Atingir 1,8 milhão de turistas internacionais dois meses antes do fim do ano é a prova de que o Rio voltou a ocupar seu lugar de destaque no cenário mundial. Esse avanço é fruto de um trabalho consistente de promoção, com presença nas principais feiras globais e ações em mercados estratégicos. Só esse ano, estivemos em mais de 20 cidades no exterior promovendo o estado como destino turístico. Estamos fortalecendo a marca Rio e mostrando que somos um destino completo e preparado para receber os turistas. Além disso, não podemos esquecer da retomada do aeroporto RioGaleão, que voltou a ter protagonismo na malha aérea internacional, e tem sido fundamental neste processo", destacou Tutuca.
O recorde alcançado é resultado das políticas de promoção internacional implementadas pelo Governo do Estado. Somente em 2025, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), o governo apoiou mais de 20 eventos gastronômicos em diferentes regiões, reforçando o compromisso com a interiorização da atividade turística e o fortalecimento dos circuitos locais de sabores. O calendário inclui grandes eventos, como o Rio Gastronomia, além de festivais em municípios como Petrópolis, Cabo Frio, Búzios, Teresópolis, Volta Redonda, Miguel Pereira, Santa Maria Madalena, Ipiabas, Visconde de Mauá e Penedo, entre outros.