Por: CORREIO FLUMINENSE

FAPERJ lança edital inédito sobre ciência e inovação

Novo prêmio reconhece a excelência dos pesquisadores | Foto: Divulgação/ Faperj

A FAPERJ acaba de lançar um edital inédito para homenagear pesquisadores, que fazem a diferença na ciência, na inovação e no desenvolvimento tecnológico do Estado. O "Prêmio FAPERJ de Ciência, Inovação e Reconhecimento - Destaques do Rio de Janeiro (1ª Edição) - 2025" vai reconhecer quem impulsiona projetos de impacto social, econômico e ambiental, conectando universidades, institutos e empresas e fortalecendo o ecossistema de inovação fluminense.

Lançado nesta segunda-feira (10), o edital marca um novo ciclo de investimentos estratégicos da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. A iniciativa reforça o compromisso da Fundação em valorizar a produção científica fluminense e estimular a cultura da inovação.

Com foco em resultados de impacto, o edital incentiva a integração entre pesquisadores, estudantes e empreendedores, estimulando novas parcerias entre instituições públicas, privadas e startups. A expectativa é ampliar as oportunidades de pesquisa aplicada e fortalecer o protagonismo científico do Rio de Janeiro.

Maricá lança aplicativo para contratar bandas e cantores

Plataforma facilita acesso às agendas de shows | Foto: Elsson Campos

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, promoveu nesta terça-feira (11), no Centro, o lançamento do aplicativo "Pratas da Casa". A plataforma será voltada para a divulgação e contratação dos artistas do município, destacando os estilos musicais de cada um e informando os locais onde irão se apresentar.

O aplicativo tem como objetivo ampliar a visibilidade dos cantores e bandas da cidade, valorizar o trabalho local, facilitar o acesso às agendas de shows e fomentar a cultura maricaense. Centenas de cantores, bandas e convidados participaram da cerimônia de lançamento.

A plataforma estará disponível gratuitamente em breve nas lojas de aplicativos para celulares. Na ferramenta, será possível escolher artistas por gênero musical, conhecer suas trajetórias e contratá-los para apresentações.

Mutirão de Documentação

O Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural, realizado na quadra do CCH da UENF, começou com grande movimento. Só no primeiro dia da ação, nesta terça-feira (11), cerca de 300 trabalhadores rurais passaram pelo local, onde foram prestados 438 atendimentos e 31 Cadastros da Agricultura Familiar (CAF) emitidos, um dos serviços mais procurados no evento.

A iniciativa é uma ação conjunta entre o Incra, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Uenf e Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Infraestrutura Rural. O mutirão conta com a participação de diversos órgãos parceiros.

O Detran/RJ também está presente com agendamento para emissão de Carteira de Identidade Nacional (CIN), enquanto o Incra continua oferecendo atendimento a beneficiários da reforma agrária.